Si hortum in biblioteca habes deerit nihil

Si hortum in biblioteca habes deerit nihil
Todos os textos aqui publicados podem ser utilizados desde que se mencione a sua origem.

27 de junho de 2012

Leituras de Verão






Não resisti a roubar  daqui http://diasquevoam.blogspot.pt/ . Senhores, o que eu li disto!
Metida dentro de antiga  arca de guardar cereais, na penumbra de um  celeiro, durante um Verão escaldante em Porto da Lage! Em dias iguais aqueles que, calculo, se fazem sentir hoje por lá!

25 de junho de 2012

SEC.XVIII

                                        

O  ouro do Brasil; o esbanjamento de D.João V; os coches doirados enviados ao Papa; as casacas de brocado e cetim bordados a ouro; Mafra e as procissões. O Marquês e o suposto desenvolvimento; o "meter na ordem" o jesuíta e o nobre incapaz. A rainha louca e o "reviralho".

Eis os clichés do século XVIII. Todos criados no século que se seguiu pela classe que se seguiu - a burguesia engrandecida naquele século, que tratou de acabar com um mundo, separarando eficientemente cabeças dos respectivos corpos, produzindo brutalmente, com carvão, vapor e milhões de horas de trabalho de ex-camponeses, outro mundo. O que conhecemos. Com cidadãos nascidos iguais, com os mesmos direitos, com bem estar. Por quanto tempo? 

A burguesia, a fonte maligna da riqueza e de todos os males e a fonte benigna dos nossos princípios e da nossa democracia, dependendo da ideologia de quem vê, foi sempre incipiente em Portugal, tal a vontade que sempre teve de subir ao patamar seguinte. Era a forma de se sentir respeitada, pois parece que o tuga teve sempre o seu fraquinho pela fidalguia e vontade de ridicularizar quem se queria "agigantar" através do subir na vida por meio do trabalho.
Eis um exemplo, da "middle-class" achincalhada nos seus hábitos de imitação da nobreza:




                                              O colchão dentro do toucado
                                          
                                           Chaves na mão, melena desgrenhada,
                                           Batendo o pé na casa, a Mãe ordena
                                           Que o furtado colchão, fofo e de pena,
                                           A filha o ponha ali ou a criada.

                                           A filha, moça esbelta e aperaltada
                                           Lhe diz co´a doce voz que o ar serena:
                                           “Sumiu-se-lhe um colchão, é forte pena!
                                           Olhe não fique a casa arruinada …”

                                          “Tu respondes assim? Tu zombas disto?
                                            Tu cuidas que, por ter pai embarcado,
                                             Já a mãe não tem mãos?” E dizendo isto,

                                            Arremete-lhe á cara e ao penteado.
                                            Eis senão quando (caso nunca visto)
                                            Sai-lhe o colchão de dentro do toucado.

                                           Nicolau Tolentino de Almeida (1741-1811)

 

23 de junho de 2012

Noite de S.João







Na noite de S. João                                     
Há fogueiras e folias
Gozam uns e outros não
Tal como nos outros dias


Fernando Pessoa

20 de junho de 2012

Chamavamos-lhe um figo ...

Estudo para uma figueira, John Singer Sargent (1856, 1925)

Quando tiraste da cesta
Os figos que prometeste
Foi em mim dia de festa
Mas foi a todos que os deste

 Fernando Pessoa


Acerca da origem da figueira não costuma haver dúvidas - a gente lembra-se do Adão e da Eva e da maçã (ora aí está outra arvore coeva - a macieira) e tal e tal, e lá aparecem as folhas da dita agregadas à grande transgressão original e às consequentes agruras desta vida.  
Mais tarde, não lhe bastando ser velhinha como o pecado, a pobre figueira foi amaldiçoada,  só porque outro infeliz   não conseguiu, também, fugir ao seu destino e à tentação e se lembrou, depois,  de pôr termo à vida pendurado num dos seus braços.
Pobre figueira que, sem ter culpa nenhuma, anda tão mal falada e, sobretudo, tão mal associada às maldades e aos fados destes pobres mortais que, parece, também não têm culpa nenhuma do que os deuses e os seus caprichos querem fazer com eles! 
Pois a figueira é velha, era isto que eu queria dizer, terá vindo das ásias há milhares de anos, fixou-se no Mediterrâneo (estão a ver os posts turisticos, com tâmaras, e mar azul e Capri, e o Tibério, etc, etc, e estão também a ver no cinema a família do imperador a matar-se toda entre si, com figos envenenados?, pois é esse Mediterrâneo!). Por essa época já haveria figueiras no território que é hoje Portugal. Mas não há muitas notícias disso. As caravelas transportavam frutos secos, entre eles os figos, e os frescos deviam ser de causar inveja, como anuncia o personagem de Gil Vicente em 1519:

Olhade mulher de bem
Dizem qu’em tempo de figos
Não há hi nenhuns amigos
Nem os busque então ninguém
E diz o exemplo dioso,
Que bem passa de guloso
O que come o que não tem
Muita água há em Boratem
E no poço do tinhoso



E em Porto da Lage, quando começaram as figueiras? Não sei, mas gostaria de saber. Alguém sabe?

No sec.XVIII, data em que há documentos referentes às culturas existentes na zona, o figo não teria valor comestível significativo, pois não figura como doce ou fruta de eleição, como a romã e o marmelo, por exemplo. Muito menos seria um bem capaz de produzir rendimento, pois não era taxado como o eram as vinhas, as oliveiras ou o trigo.

No sec.XIX há muitas referências à existência de alambiques no concelho de Tomar, a freguesia da Madalena é a que apresenta maior número, logo a seguir à sede de concelho. Estará isso relacionado com a produção de figos?
É claro que  a produção de figos vindimos destinados ao mercado do figo passado, para consumo humano, animal e para a industria, teve o seu auge durante quase todo o século XX e Porto da Lage esteve no centro de toda aquela produção,


Esta pintura de uma artista contemporânea Trudi Doyle, intitula-se "Figueiras e
 Oliveiras num jardim da Toscânea". Onde está a diferença com os campos de
Torres Novas, os que se avistam da A1, por exemplo?


No fim dos anos sessenta a figueira ainda ocupava lugar considerável na sua economia agrícola. E, há falta de dados, correctos e rigorosos sobre esta produção, socorro-me da memória, fugidia e, se calhar, fantasiosa, tanto mais que se trata de lembranças de criança. Não peço desculpa por isso, só ajuda, se acharem importante corrigir-me e acrescentar o que aqui vai.
Lembro-me de se fazerem os terreiros, círculos quase perfeitos de terreno limpo, com o tronco da figueira ao centro, destinados a facilitar a apanha dos figos.
Apanhar as passas [de figo] era trabalho duro, não tão duro quanto o apanhar da azeitona por fugir aos rigores do frio e da chuva, dizia quem o fazia, mas que a mim me parecia igual pois o dobrar da espinha nos calores ferozes de Agosto para apanhar do chão as pequenas passas pretas não era castigo que se desejasse a ninguém.
Os figos caídos no chão eram assim apanhados e colocados em cestas de vime, por vezes já em modernos baldes de plástico, e depois transferidos para os tabuleiros de madeira para secarem. Os tabuleiros com os figos expostos circulavam de forma a apanharem luz, de feição que nunca percebi, talvez se evitasse o sol directo, não sei.
As passas eram regularmente mexidas, retiradas as melhores e as piores. Foi este o único trabalho agrícola que alguma vez vi a minha avó fazer – escolher as passas. As com mais bom aspecto, lisas, secas e gordas eram postas em sacos de pano, destinadas ao consumo de casa ou para vender. As muito más iam para os porcos, as restantes eram o grosso, o negócio. Vendiam-se à arroba. Os preços eram tabelados de cima, todos os anos se esperava por saber “a como estariam este ano” e se discutia depois se tinha “dado” ou “não dado” atendendo “ao preço do pessoal” e a "estar tudo muito caro".


Jornal  Cidade de Tomar, 19.10.1947

Da época do figo  "ir para a fábrica" e do seu transporte, está registado no meu cérebro um cheiro intenso a um caldo fumegante, que atravessava a povoação e desaguava na ribeira em torrentes pastosas, castanhas, que se perdiam por entre os canaviais e impediam que a roupa continuasse a ser lavada nas margens baixas relvadas  do seu leito, onde um fio transparente tinha corrido durante todo o Verão.

Depois, seguia-se a corrida "ao destilado". Tractores, camionetas, carroças com velhas dornas de madeira ou  recipientes mais modernos, burros de albardas com baldes dentro (como o da minha invejada colega de escola Teresa - como eu gostaria de ir de burro, como a Teresa) transportavam em sentido inverso os despojos da destilação do figo, destinados à  alimentação dos animais.
Vivia-se ainda o tempo do contínuo e ininterrupto circulo alimentar. Nada se perdia! 

Em Outubro, passava-se pela feira "das passas" na Rua dos Arcos, pela Feira de Sta Iria. Só se passava mesmo! Nunca se comprava nada, acho que só se cirandava  por lá para os adultos se inteirarem dos preços, e para nos encurtarem o tempo da estada na feira propriamente dita, a que interessava, pois então (acreditávamos nós, aborrecidos, as crianças)!

Mas não era por isso que nos faltavam durante o resto do Outono, e no Inverno, as deliciosas "sanduiches" das passas de figo recheadas de nozes, as minhas preferidas, e de amêndoas. Tudo acompanhado de passas de uva.
Não havia preocupações calóricas, havia caloroso mimo de avó.
  Onde quer que esteja, a avó desculpa este trocadilho pindérico, não desculpa? Não herdei aquele talento fabuloso de dizer graças e fazer quadras, como a avó!  

19 de junho de 2012

No entardecer da terra


No entardecer da terra
O sopro do longo Outono                                              
Amareleceu o chão.
Um vago vento erra,
Como um sonho mau num sono,
Na lívida solidão.


Soergue as folhas, e pousa
As folhas, e volve, e revolve,
E esvai-se inda outra vez.
Mas a folha não repousa,
O vento lívido volve
E expira na lividez.




Fotografias de J.Alegria

Eu já não não sou quem era;              
O que eu sonhei, morri-o;
E até do que hoje sou
Amanhã direi, quem dera
Volver a sê-lo!... Mais frio
O vento vago voltou.

Fernando Pessoa, in Poesias





18 de junho de 2012

Ponte



"Detive-me na ponte, debruçado,
Mas a ponte era falsa - e derradeira.                                 
Segui no cais. O cais era abaulado,
Cais fingido sem mar á sua beira...
...

- Por sôbre o que Eu não sou há grandes pontes
Que um outro, só metade, quer passar
Em miragens de falsos horizontes -
Um outro que eu não posso acorrentar..."

  Mário de Sá-Carneiro, in 'Indícios de Oiro'


17 de junho de 2012

Flor da Murta



D.JoãoV, 1689-1750
Oh! flor da murta
Raminho de freixo



Deixar d'amar-te
É que t'eu não deixo.
Morrer sim

Mas deixar-te não
Oh! flor da murta
Amor do meu coração.
Oh! flor da murta
Do meu coração
Deixar d'amar-te
Ai não deixo, não





Estes são os versos de uma cantiga do sec. XVIII supostamente alusivos aos amores de D.João V com D.Luisa Clara de Portugal, cognominada Flor da Murta. Estes dramas amorosos e, neste caso, indutores de casos trágico-cómicos, como aquele em que o Duque de Lafões foi salvo de um destino pior do que a morte graças à miraculosa frase de  Frei Gaspar da Encarnação "Não queira meter-se Vossa Magestade no inferno !"podem ler-se na nova literatura portuguesa, que anda agora muito interessada nas novelas históricas, ou, para facilitar, num destes blogs



Mas é a flor da murta, literalmenta a flor que o arbusto murta (Myrtus communis, gentileza da wiquipédia) oferece, que nos faz continuar no século XVIII. Sabiam que nesta época, Tomar e arredores (quem sabe Porto da Lage) eram um grande produtor da água odorífica criada a partir daquela flor?  Vejamos o que conta sobre isso, a propósito da produção alimentar local, como agora se diz, o Padre António Carvalho da Costa:



É esta vila[Tomar] e todo o seu termo copiosamente abundante de azeite, bastante pão e bons vinhos, regaladas frutas, em que se singularizam as gamboas, marmelos, e romãs, que se produzem pelas hortas e pomares e quintas, de que há muita quantidade, de recreação e rendimento, com fontes, tanques e alegretes de muito custo e muito aprazíveis. Os valados dos olivais e matos são pela maior parte de murta, cujas flores destiladas dão tanta cópia de água hodorífica que não se pode crer a quantidade de almudes, que desta vila se mandam para a corte, de que se faz grande estimação. É também fértil de coelhos, lebres, perdizes e em extremo tordos. Bem provida de carne com cinco açougues, e de peixe, por ficar catorze léguas da costa da Pederneira, donde vem fresquíssimo, e três do Tejo, que a provê de mugens, fataças, sáveis, sabogas e lampreias, e do Zezere, ainda mais vizinha, com que participa de todo o pescado da água salgada e doce(1).



A colheita da flor da murta já não seria coisa
pouca cem anos antes, seria já então um bem com algum valor e sofreria protecção comercial, pois  nas Posturas camarárias de 1607, de que já se falou neste blog, se determinava o seguinte - "toda a pessoa que for à flor da murta a não poderá apanhar em valados de vinhas, hortas, cerradas, tapadas semeadas, pela banda de dentro, com pena de 500 réis, e só a poderá apanhar pela banda de fora, e subindo aos ditos valados ou destapando-os pagará a dita pena".(2)




1- Corografia Portuguesa e Descrição Topográfica do Famoso Reino de Portugal, do Padre António Carvalho da Costa, 1717, pag.162.

2- A.M.T pag. 62, vol. 1581-1700
Imagens retiradas da net

15 de junho de 2012

Contratar um médico ....





                   De como a Vila de Thomar e seu Termo alcançou um Médico 
                                     (em cinco actos e três anos)                


1- Da deliberação



Nesta[sessão da Câmara de 28 de Maio de 1788] ,foi proposto pelo Procurador do Concelho, que sendo da obrigação da Câmara prover no bem público, e sendo a saúde o negócio mais interessante ao mesmo público, se achava esta Vila e seu Termo em grande precisão de ter um médico, e ser ele obrigado e pronto para acudir a todos, quando for chamado e, porquanto, de 2 que há na terra, além de nenhum deles ter partido do público, se acham ambos quase inválidos, pela sua idade, para satisfazerem e ocorrerem à dita necessidade, além de se achar deles, o mais hábil. ocupado com o partido do Convento de Cristo; e porque considerada a diferença dos tempos, o partido de 60$000 réis, para que há Provisão de Sua Magestade, não é hoje bastante para que esta Vila consiga um médico hábil; e que, portanto, devia ter aumento o tal partido antigo, e requerer-se para isso Provisão a Sua Magestade; o que agradou logo, e pareceu justo a todo o Corpo da Câmara, assentando todos que aos 60$000 réís antigos se acrescentassem mais 100$000 rêis, Fíntado, no lançamento das sisas, e que, para isso, se recorresse a Sua Magestade. E se mandou passar Certidão disto e da Provisão do Partido Antigo.



2- Da adjudicação e deveres do dito.
Na Sessão de 23 de Janeiro de 1789, sendo mandados entrar o Juiz do Povo e homens da Governança do Povo, para lhes propôr a deliberação tomada por este Senado acerca da eleição e aceitação do médico para o Partido desta Vila e seu Termo, lhes foi dito que pela necessidade e precisão em que estava todo este Termo de um Médico que fosse obrigado a acudir às necessidades e enfermidades do Povo, se tinha solicitado e conseguido de Sua Magestade faculdade para estabelecer 160$000 réís de partido para um Médico, e que, tratando-se da sua eleição, não achava a Câmara outro hábil em quem se provesse o dito Partido mais que o Bacharel João José Leite de Mesquita, que se oferecia aceitá-lo com as condições seguintes:
1.º - Que toda a despesa feita para se alçançar a dita Provisão para o estabelecimento do seu partido seria por conta dele, e se descontaria no seu ordenado do seu primeiro ano.
2.° - Que dentro deste primeiro Ano, contado do dia da sua posse, poderá ele ser despedido pela Câmara desta Vila, e privado do dito Partido, para os anos. seguintes, sem que para isso seja necessário cousa alguma mais do que não gostar dele, pelo livre arbítrio da mesma Câmara, e do Povo, nela igualmente representada.
3.° - Que passado o dito primeiro Ano, não será despedido senão faltando ele a alguma das seguintes condições:
I - Que ele será obrigado a assistir nesta Vila, e não sairá para fora do Termo por mais de um dia sem licença da Câmara, e que nem ainda fora da Vila se poderá demorar por mais tempo, sem a dita licença, e isto se for com justa causa de ir assistir a algum doente.
II - Que ele será obrigado a curar os pobres com prontidão e caridade, e de graça.
III - Que ele será obrigado a toda a hora a que for chamado ir ver qualquer doente desta Vila e seu Termo, e se não demorar com o pretexto a obrigação alguma acerca da paga, porque deve ir logo que for chamado, e feita a cura, e somente então poderá demandar o mesmo pagamento quando as partes voluntàriamente lho não satisfaçam, e que neste pagamento não excederá nunca os usos e costumes desta terra.
E que, nestes termos, parecia bem à Câmara que se aceitasse o referido Médico, o que lhes propunham, para ouvir a sua deliberação; o que sendo ouvido pelos ditos homens da Governança do Povo, uniformemente declararam que eram contentes desta Providência e eleição da Câmara, por cuja razão se mandou entrar também o referido Médico; o qual, sendo-lhe lido todo este Auto, respondeu que aceitava o Partido que se lhe oferecia, debaixo de todas as condições acima escritas, às quais se sujeitava. E pela referida forma assinaram todos com os referidos Camaristas e eu, Mateus Rodrigues de Castro, o escrevi. Sequem-se as assinaturas dos Oficiais da Câmara, do Médico Dr. João José Leite de Mesquita, e as seguintes dos homens da Governança do Povo : Francisco José, Juiz do Povo; Fragoso; José dos Santos; Sebastião Avelar; Manuel Álvares; José de Almeída; José Lourenço; Manuel Jacinto; Francisco da Silva; António Henríques; Manuel Nunes: e Carlos António.


3. Da renegociação



Na Câmara de 6 de Junho de 1789, foi vista a Representação do Médico do Partido desta Vila, o Bacharel João José Leite de Mesquita, em que expunha que para haver de rejeitar um Partido, que entretanto se lhe oferecia na Vila da Ericeíra, para poder com mais certeza estabelecer-se nesta Vila com casa e com as comodidades necessárias, precisava que se lhe tirasse a dura condição com que foi aceite, de poder ser despedido arbítràriamente, e sem causa, pela Câmara, durante o primeiro Ano do seu Partido.
E por se considerar nesta Vereação, por uma parte, a necessidade e interesse público que resulta a esta Vila e seu Termo do estabelecimento e existência do dito Médico e Partido; e por outra parte, porque o dito Bacharel João José Leite, no tempo que tem assistido nesta Vila, tem dado manifestas e grandes provas, não só da sua habilidade médica, e caridade e prontidão no cumprimento das obrigações do seu ofício, mas também do seu honesto e louvável comportamento, como cidadão: Acordaram e resolveram nesta Vereação que o referido Médico fique isento da dita condição da sua aceitação, que é a segunda do Auto em vigor, para que, daqui em diante, não possa o dito Médico ser expulso e despedido do dito Partido, sem justificação de causa legítima.


4- Da contratação



A 29 de  Janeiro de 1791, reuniu-se a Câmara sob a presidência do juiz-de-fora Dr. João TeodoricoGarcia Fragoso de Vasconcelos Cardoso, presidente do senado da Câmara, e os mais vereadores no fim deste assinados. E sendo aí presente a Nobreza e o Povo desta Vila, convocados pelo aviso do costume, para darem a sua resposta na conformidade da Provisãoque Sua Magestade é servida mandá. los ouvir, no requerimento do Dr. João José Leite de Mesquita, que pretende a confirmação do partido médico, para o qual esta mesma Câmara, com a Nobreza e Povo, o havia escolhido; e ouvidos os votos, individualmente, da Nobreza uniformemente concordaram e votaram que, pelas boas qualidades do recorrente e por ter, até agora, desempenhado as obrigações do seu ofício, se faz digno da graça que pretende e continuando a cumprir e satisfazer as obrigações e condições com que o mesmo partido lhe foi conferido pela mesma Câmara, Nobreza e Povo dos dois Autos da Câmara de 6 de Junho de 1789 e de 28 de Maio de 1788, que aqui se declaram ratificados. E isto mesmo, com a mesma formalidade, concordou a maior parte do Povo que estava presente. E desta forma houveram este Auto por findo que assinaram juntos com a Nobreza e Povo. E Eu, Mateus Rodrigues de Castro, o escrevi
: (seguem-se 68 assinaturas, 65 pró e 3 contra).


5- Da homologação.

Em 12 de Maio de 1791 a Rainha D. Maria I confirmou a eleição da Câmara para Médico do Partido da Vila e seu Termo do Dr João José Leite de MesquIta com o ordenado de 160$000 réis por Ano.




Fonte:  livro dos Acórdãos Camarários de 1785 a 1788 e livro dos registos camarários de 1784 a 1802, em AMT pags. 261 a 301, vol. 1770 a 1800.

Ilustrações (de cima para baixo):
Caricatura  de Thomas Rowlandson (1756, 1827)
Desenho de John Millar Watt (1895, 1975)
Quiring Gerritsz van Brekelenkam (1625,1668), médico visita velha.
Jan Steen, visita de médico, 1662
Jan Josef Horemans, o Velho (1682-1759)
Constant Desbordes Dr. Alibert inoculando a vacina contra a varíola, 1800
Louis Hersent Marie Francois Xavier Bichat 1771-1802 dying surrounded by the doctors Esparon and Philibert Joseph Roux 1780-1854
Geirnaert Theodore Josep Louis O médico hungaro 1836
Jan Steen, visita do médico, 1660
Caricatura de Thomas Rowlandson  (1756, 1827)

13 de junho de 2012

Passeio de Santo António

 Saíra Santo António do  convento           
 A dar o seu passeio costumado




 E a decorar, num tom rezado e lento,
 Um cândido sermão sobre o pecado

      
 Andando, andando sempre, repetia
 O divino sermão piedoso e brando,
 E nem notou que a tarde esmorecia,
 Que vinha a noite plácida baixando…
   
 E andando, andando, viu-se num outeiro,
 Com árvores e casas espalhadas,
 Que ficava distante do mosteiro
 Uma légua das fartas, das puxadas.

                                                     
Surpreendido por se ver tão longe,
E fraco por haver andado tanto,
Sentou-se a descansar o bom do monge,
Com a resignação de quem é santo…
                                                     

                                                      

                                                       O luar, um luar claríssimo nasceu.
                                                       Num raio dessa linda claridade,
                                                       O Menino Jesus baixou do céu,
                                                       Pôs-se a brincar com o capuz do frade.
.
                                                      Perto, uma bica de água murmurante
                                                      Juntava o seu murmúrio ao dos pinhais.
                                                      Os rouxinóis ouviam-se distante.
                                                      O luar, mais alto, iluminava mais.
.
                                                      De braço dado, para a fonte, vinha
                                                      Um par de noivos todo satisfeito.
                                                      Ela trazia ao ombro a cantarinha,
                                                      Ele trazia… o coração no peito.
.
                                                      Sem suspeitarem de que alguém os visse,
                                                      Trocaram beijos ao luar tranquilo.
                                                      O Menino, porém, ouviu e disse:
                                                      - Ó Frei António, o que foi aquilo?…
.
                                                      O Santo, erguendo a manga de burel
                                                      Para tapar o noivo e a namorada,
                                                      Mentiu numa voz doce como o mel:
                                                      - Não sei o que fosse. Eu cá não ouvi nada…

                                                       Uma risada límpida, sonora,
                                                       Vibrou em notas de oiro no caminho.
                                                       - Ouviste, Frei António? Ouviste agora?
                                                       - Ouvi, Senhor, ouvi. É um passarinho.
.
                                                       - Tu não estás com a cabeça boa…
                                                       Um passarinho a cantar assim!…
                                                       E o pobre Santo António de Lisboa
                                                       Calou-se embaraçado, mas por fim,

                                                      Corado como as vestes dos cardeais,
                                                      Achou esta saída redentora:
                                                      - Se o Menino Jesus pergunta mais,
                                                      … Queixo-me à sua mãe, Nossa Senhora!

                                                        Voltando-lhe a carinha contra a luz
                                                        E contra aquele amor sem casamento,
                                                        Pegou-lhe ao colo e acrescentou: - Jesus,
                                                        São horas…
........................                                                    E abalaram pró convento.
                                                     


                                                        Augusto Gil (1873-1929)
.

12 de junho de 2012

A Noite de Santo António

Conversa ouvida esta tarde no autocarro, à beira do Marquês (trânsito dificil, já estava cortada a Avenida) :
Mulher de meia idade ( enfastiada) : - -As marchas! Sempre a mesma coisa! Quando é que acabam com isto?
Rapaz novo (olhar furioso, capaz de engolir a outra) - Sempre a mesmas, sempre melhores, sempre mais lindas. Viva as marchas!
- Viva, a marcha é linda! - resposta geral de muitas e variadas cores.

Esta não é uma festa "para turista ver". É o Santo António, são os Santos, como lhe chamam as novas gerações. Desde há mais de trinta anos que testemunho a autenticidade e o crescente entusiasmo  com que esta noite é festejada. O anátema de ser coisa criada e de antigamente (à António Ferro como o preconceito de alguma esquerda a quis empurrar, em vão, para guetos ideológicos) nunca colou porque era impossível colar, quando os protagonistas não podiam ser mais genuínos nem mais gingosamente "les-bo-etas". Que para se ser alfacinha não é preciso ser varina nem ardina! É vê-los correr da Amadora ou do Seixal a vir ensaiar a marcha do  bairro onde nasceram, à semelhança de qualquer tuga que volta à terra  pela Romaria do Verão! Corre-lhes no sangue, corre-nos no sangue!


                                                                    

Esta é a cantiga de Alfama, cantada e ouvida desde muito antes de haver Carminho (lembro-me de um beco onde se cantava o fado e em que, ao encerrar da noite, a cozinheira saltava lá de dentro, pegava no pequeno cão ao colo e desatava, acompanhada pelas guitarras,  a cantar e dançar  - alfama não envelhece ....). Mas a voz de Carminho encarna como ninguém o espírito destes fados ...


                 Para ouvir e bailar                                               

Marcha de Alfama

Alfama não envelhece                                                          
E hoje parece
Mais nova ainda
Iluminou as janelas
Reparem nelas
Como está linda.
Vestiu a blusa clarinha
Que a da vizinha
É mais modesta
E pôs a saia garrida
Que só é vestida
Em dias de festa

Becos escadinha ruas estreitinhas
Onde em cada esquina há uma bailarico
Trovas p'las vielas e em todas elas
Perfume de manjerico
Risos gargalhadas, fados desgarradas,
Hoje em Alfama é um demónio
E em cada canto um suave encanto
De um trono de Santo António.

Já se não ouvem cantigas
E as raparigas
De olhos cansados
Ainda aproveitam o ensejo
De mais um beijo
Dos namorados
Já se ouvem sinos tocando
Galos cantando
Á desgarrada
E mesmo assim dona Alfama
Só volta p'rá cama
Quando é madrugada.

Dr. Henrique Mota





O autor de "Notas e Desabafos Dum Tomarense", crónica do jornal Cidade de Tomar, assinava como Papa-Figo. Era o Dr. Fernando Ferreira, farmacêutico, grande interventor cívico e colaborador na imprensa tomarense durante toda a vida. Recorda-o uma estátua - sentado num banco de jardim ao lado de Fernando Lopes Graça (em baixo) - à beira do Rio Nabão, objecto, juntamente com o arvoredo que o rodeava, das suas paixões e grandes mágoas.
 
 
 

10 de junho de 2012

Luís de Camões





                                                            Cantiga

      a este moto alheio:
                                                                                     
-Verdes são os campos, 
De cor de limão:
 Assim são os olhos
Do meu coração.

                                                       

                                                        Campo, que te estendes
                                                        Com verdura bela;
                                                        Ovelhas, que nela
                                                        Vosso pasto tendes,
                                                        D'ervas vos mantendes
                                                        Que traz o Verão,
                                                        E eu das lembranças
                                                        Do meu coração.

                                                        Gado, que paceis
                                                        Co contentamento,
                                                        Vosso mantimento
                                                        Não o entendeis;
                                                        Isso que comeis
                                                        Não são ervas, não:
                                                        São graças dos olhos
                                                        Do meu coração.

                                                           Luís de Camões
(Poesia Lírica, selecção  e introdução de Isabel Pascoal,
 Biblioteca Ulisseia de Autores Portugueses)