Si hortum in biblioteca habes deerit nihil

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4 de março de 2015

Discurso (Remarcante)

(continuação)

Estava a banda a tocar quando me lembro da possível existência de algum outro marco esquecido, morto e enterrado.
Então, fiz sinal ao maestro, este finalizou a música e eu fiz um exaltante improviso ao marco desconhecido que pode jazer à beira da estrada noutro local esquecido, claro que fui muito aplaudido, mas consegui interromper os aplausos para pedir um minuto de silêncio em sua homenagem.

E o silêncio fez-se, imaginem esse silêncio...

Ao longe, muito ao longe ouve-se um som que se vai percebendo tratar do trote de um cavalo.
Começa-se o descortinar nesse longe um tremeluzir que se vai aproximando, percebe-se que será um carro de tracção animal.
Estranhamente não se ouve o rodar sobre o pavimento, estranho pavimento que também ainda não foi inventado, mas se não se ouve o rodar, ouve-se gritar; como é ao longe, muito ao longe, adivinha-se mais do que se ouve.
Mas com o aproximar da carruagem, vê-se quem vem lá dentro a berrar: 
-PAREM! PAREM!PAREM! Essa inauguração é minha!
-Eu sou/fui o ministro encarregado desta inauguração, por isso eu é que vou proceder ao descerramento da bandeira payalvense à falta da azul e branca. Vendo o meu ar, vendo as caras dos assistentes, mas sobretudo o cenho franzido da “DE PAYALVO”, resolveu explicar-se:
- Vou tentar explicar o que na verdade sucedeu; Para começar é falso que eu tenha inaugurado o Marco da Paciência (marco de Porto da Lage - Estação de Payalvo).
É verdade que foi marcada a inauguração d'ESTE marco, seria desta estrada se o orçamento do meu ministério o permitisse, e o problema foi mesmo de orçamento, não havia dinheiro para as ajudas de custo. Pois, para um ministro de sua majestade se deslocar no reyno, era preciso libertar verba, era preciso despacho do Ministro da Fazenda. E foi ai que tudo se complicou. Estava o meu secretário à espera do despacho quando o governo caiu. Mas ainda conseguiu o despacho em meu nome, como ministro das Obras Públicas. Só que, como o governo caiu, eu já não era ministro das ditas. Fui à cocheira Real requisitar um meio de transporte, que não podia ser, que não batia a bota com a perdigota; que sim, que lá figurava o meu nome, mas que já não era ministro. Já viram o problema? Pois, caso bicudo. Tão bicudo que pedi um parecer à Procuradoria Geral do Reyno. Esse parecer veio, só que a cocheira Real já não era cocheira real, já era museu dos coches. Que fazer? Pois, que fazer? Pus-me a ler o parecer a ver se tinha alguma inspiração. O parecer, ao fim de cinquenta e duas páginas de considerandos concluía que o importante era inaugurar o marco, que o hábito não faz o monge, mas desde que fosse alguém de fraque, a inauguração podia e devia fazer-se. E lá voltei à cocheira real, digo, museu dos coches, para tentar um empréstimo duma carruagem e lá o consegui só que, já não tinham cavalos. Mais um contratempo. A minha sorte, ou o meu azar, foi que entretanto se deu a revolução do 5 de outubro de 1910 e, ao rebentar uma bomba, espantaram-se uns cavalos e um fugiu para o museu dos coches...
Foi logo atrelado, este que aqui vêm.
 - Então e demorou um século a aqui chegar? Perguntais vós com toda a razão.
E eu tento explicar. Há cem anos não havia estradas, muito menos placas a indicar as localidades; mas eu nem sequer sabia a localidade em que estava este marco, se ele estava nalguma localidade; só adivinhava que estaria na fronteira entre os distritos de Santarém e de Leiria
Se a carruagem tivesse GPS (coisa que, como pressupõem, ainda não foi inventada), marcava as coordenadas (mas se nem as sabia, nem existiam ainda) e aqui vinha eu.
Imaginam o que penei se souberem que o único guia de viagem foi “Viagens na minha terra ” dum tal Almeida Garrett. Foram tantas as peripécias que dava para um livro. O que sofri pela Serra d'Aire à procura dalguma coisa que se assemelhasse a uma estrada, alguma pedra que pudesse passar por marco.
Lembro-me que, acho que era nos anos de 1917, houve grandes aglomerações de povo por um sítio não muito longe daqui, presumo; mas como tenho andado perdido, não o posso confirmar.
Tão perdido andei que encontrei um marco, digno marco, tão digno que tinha a cruz de Christo. Logo percebi que estava junto à terra dos Templários, depois chamada ordem de Christo (se tivesse GPS tinha registado as coordenadas e alguém me agradeceria). Desci continuando a procura da arca, digo, do marco perdido, fui dar a Chão-de Maçãs, estavam a instalar uma placa em que acrescentavam Fátima ao nome da estação (se eu tivesse ouvido o discurso precedente, teria concluído estar perto, mas como o não ouvi, continuei a descer...).
Fui-me orientando pela linha dos caminhos de ferro, que de estrada, quase nada vi. Sei que passei por Fungalvaz, também foi doada por D.Isabel ao convento, mas só agora, ao ver o documento acima citado, o sei.
Continuei a descer, passei pela igreja de S.Silvestre, Paço da Comenda e fui dar a uma aldeia que tinha estação de comboio, Thomar -Payalvo, estavam a mudar a designação  para Porto da Lage - Payalvo (se não era com um Y, era com I, não garanto). Ia a chegar à estação quando vejo um miúdo sentado numa pedra, virei-me para ele e perguntei-lhe:
-Ó menino, de quem és tu filho?
- Do sr. meu pai, respondeu.
Enchi-me de paciência para continuar o interrogatório quando reparo que a pedra em que o puto se sentava tinha uma inscrição:
ERNº 15
DE SANTARÉM A LEIRIA
ALTITUDE 68.64M


Seria esta a pedra?
Era a ERNº15 (aquela cujo marco eu ia inaugurar). Só que continuava sem saber para que lado me dirigir, lá consegui que o puto me levasse ao pai que me falou na hipótese de ser depois de Vila Nova de Ourém, mas espere por quinta-feira que eu vou para esses lados e indico-lhe o caminho.
Fui procurar a estalagem da terra, que, ao que me diziam, o nome da terra vinha duma estalagem, que a aldeia até se devia chamar de Portalagem (Porto da Estalagem – passagem da ribeira a vau junto a uma estalagem).
Lá ia eu à procura da dita estalagem se o dito pai da dita criança não me tivesse adivinhado o pensamento e não me tivesse oferecido alojamento:
-Esteja Vª Exª descansada que palha não falta para o cavalo de Vocelência.
Isto dito no quintal de sua casa enquanto ensaboava demoradamente as suas grossas mãos.
Chegada a quinta-feira, depois de almoçarmos, lá encetámos a viagem, já me imaginava a proceder à inauguração.
Curiosa a carruagem em que se deslocava, sem cavalos!
Que não, que não tinha nenhuma máquina a vapor, que tinha um motor a gasolina, disse-me; que mais irão inventar? Perguntei eu para os meus botões.
Penso que fiz a viagem precedente em sentido inverso; Porto da Lage, Paço da Comenda, Fungalvaz, aqui meteu-se pela terra e parou. Se eu tivesse sequer um mapa actualizado, teria continuado por minha conta e risco, mas como o não tinha, esperei.
Ao fim de alguma horas, lá seguimos o caminho, voltámos a passar por Chão-de-Maçãs, primeiro pela gare, aí, numa ponte, que não era ponte, antes um viaduto sobre a linha do comboio, mostrou-me lá em baixo a entrada dum túnel que me disse ir sair a Chão-de-Maçãs propriamente dita, do outro lado mostrou-me um canal que acompanhava aponte/viaduto que conduzia a água dum ribeiro (curiosa construção que fazia inveja a muito aqueduto). Seguindo, antes da povoação tivemos de parar na passagem de nível para a passagem do comboio, impressionante a velocidade que atinge, falou-me em muitos quilómetros por hora, que se fazia viagem de Lisboa ao Porto em menos de meio dia; e eu há quase um século a percorrer os caminhos deste país...
A paragem foi junto a Seiça; preparava-me para agradecer e seguir viagem quando recebo um convite formal:
-É uma honra para esta casa receber um governante de sua majestade, mesmo que já o não seja, mesmo que já tal não exista.
Depois duma farta refeição e de recordações várias sobre a realeza, fui conduzido a uma magnífica cama, e no dia seguinte, pela manhã, parti para a derradeira etapa da viagem inaugural.
Só que...    (lm)


(Continua)

3 de março de 2015

Discurso (Remarcante)

(continuação)

Mas antes disso, convém explicar o que se conseguiu descobrir, depois de porfiados estudos sobre a outra falsa inauguração!



O outro marco (o da outra falsa inauguração?)
Era uma vez um reino.... (qualquer semelhança com a realidade...) ...
Num dia apareceu à audiência real um delegação do distrito de Santarém e outra do distrito de Leiria (se aqui estiver algum dos delegados, agradeço que se aproxime e que testemunhe) ambas se iam queixar da falta de estradas dignas desse nome nos respectivos distritos.
O rei, ou a rainha, não consegui saber ao certo, chamou o ministro que logo prometeu uma estrada a ligar os dois distritos
No dia seguinte, em todos os jornais: "O governo de Sua Majestade vai construir uma estrada".
Toda a gente percebeu que o governo não ia construir nada, que, quanto muito, ia mandar construir alguma coisa.
Melhor percebeu o secretário que perguntou ao ministro:
-Posso marcar a inauguração?
-Já o devias ter feito! Responde-lhe o ministro.
- Sim, Sr. Ministro! O marco inaugural pode considerar-se feito.

Passados uns dias:

- Sr. Ministro, posso marcar a inauguração da estrada, digo, do marco?
- Podes, e onde vai ficar o dito marco?
- Sr. Ministro, para ligar os distritos de Santarém e de Leiria, e com o orçamento que temos, o melhor mesmo é ficar entre os dois, foi onde o mandei colocar...
- Mas isso não fica muito longe do comboio? Detesto andar pelas estradas esburacadas deste país, e pior ainda, andar pelas estradas desses dois distritos, devem ser péssimas pelo que me disseram na audiência real, manda colocar um marco, mas perto do comboio, em Santarém não passa o comboio?
- Mas sr. Ministro, assim teríamos de fazer a estrada desde Santarém até, pelo menos, a fronteira com Leiria, onde está o marco inaugural (ESTE!).
- Arranja-me então outro sítio, mais perto da confrontação dos distritos, que tenha comboio.
- Em Chão-de -Maçãs passa o comboio, até estamos à espera das aparições de Fátima para lá mandarmos pôr uma placa alusiva,  a estação seguinte é a de Payalvo.
- Gosto mais desse nome, e nem aprecio maçãs, manda fazer outro marco com os dizeres  ERNº... qual é o número livre? e com a inscrição: DE SANTARÉM A LEIRIA, se sobrar espaço, podes mandar pôr a ALTITUDE.
- Pois, à falta de atitude... (mas isto dito baixinho).
- Já agora, manda gravar no outro a distância que eu poupei, quanto foi? Como se chama mesmo essa terra?
E assim ficou: DE PAYALVO 34308,3 M.
Estou convencido de que o secretário foi medir a distância passando por todas as tascas do caminho, mas não o posso garantir.
Se não foi assim, foi o transportador/assentador que inflacionou a distância...
E a estrada? Perguntam os que aqui chegaram.
De estradas não reza esta estória, respondo e assim me calo.
A banda toca uma marcha de despedida.
(Não se canta o hymno nacional por que ninguém sabe o Hymno, mas devo ser muito aplaudido).
E assim termina o sofrimento da minha família por aqui, bem hajam por me terem aturado, boa viagem de regresso a vossas casas, até à descoberta do próximo marco estórico... (lm)


(continua)



2 de março de 2015

Discurso (Remarcante)


[(Discurso a ser proferido por altura da inauguração do marco da estrada, e real, nº 15 que ligaria os distritos de Santarém e de Leiria; como vizinhos, a estrada podia ser mesmo muito curta...).
Tenho de mandar fazer um fraque.
  (Enquanto isto, toca a banda de Payalvo)



 Este discurso vai atrasado 150 anos.
Não sei se me dirija a um rei, ou a uma rainha, que não sei ao certo em que reinado estamos.
Dirijo-me pois ao palanque, o maestro manda calar a banda, a minha família tapa a cara e os ouvidos, e eu começo]

Dirijo este discurso a esta pedra e à sua majestade e com a sua licença, dirijo-o a todos vós que aqui realmente vieram, em especial aos payalvenses (escrevo com Y que é a grafia actual), aos portalagenses (forma que me dizem mais correcta) e vizinhos. Também aos habitantes desta zona que aqui vieram e aos que, não vindo, foram perturbados por todo este bulício. As minhas desculpas pelo incómodo.
Mas acima de todos, dirijo-o a Vasco JR Silva  (que sem ele, este marco podia continuar ignorado).
Ouvi dizer que também estão televisões, mas como isso ainda não foi inventado, ignoro. Inventam cada coisa!

Minhas Senhoras e meus Senhores. Estamos aqui perante um marco real!

Penso que é este o  marco a que se refere  autor, mas não juro, mora aqui

Permitam-me falar de marcos, que antes de aqui chegar fui à internet (outra coisa que ainda não foi inventada) e procurei no Igespar (também ainda não) quantos marcos estavam classificados (também invencionices!)
Soube que há mais de 100 marcos graníticos, dedicados ao vinho, ignoro-os, mas sabia-me bem molhar a boca.
Dois marcos são miliários, já vêm do tempo dos romanos, e os restantes estão em Alenquer, Azambuja e Vila Franca de Xira, prova provada de que o orçamento para estradas se esgotava em pouquíssimas léguas, que era essa a medida que esses indicavam, quando o faziam. Ou que o orçamento do organismo competente só lhe permitia classificar marcos de trazer por casa.
Curiosamente essas estradas começavam todas na capital, veja-se a auto estrada A1 (que também ainda não foi imaginada).
Por isso são mais dignos de realce estes marcos, porque, além de nada terem a ver com a capital, já são do tempo do sistema métrico; de pedra, mas métricos; tão métricos que até o dizem em maiúscula M.
Por isso são históricos?
O da minha aldeia (Porto da Lage-Estação de Payalvo), além de ter sido o inaugurado, é-o também por ter servido de assento aos meus irmãos mais velhos e outros miúdos quando nada tinham que fazer (no intervalo entre passagens de comboios, penso em voz alta), vão lá ver como está bem polido!
Chamavam-lhe o Marco da Paciência.
Que nome chamariam a este se nele se sentassem para ver passar os comboios?
E este, atrevo-me a dizer, seria histórico por isso e por santo ser.
Santo, santo ser!?
Posso retirar o “santo” por se tratar de pedra, mas nele está escrito “DE PAYALVO”, e sabem quem doou Payalvo ao mosteiro de Santa Clara? Pois, posso afirmar que foi D.Isabel, denominada Rainha Santa!
Está aqui o presidente da Junta que me não deixa mentir (nisto o presidente apresenta o documento, mas demonstra pelo seu visual que não aprova o “santo”).
Reconheço que este marco não dará rosas, mas quem nos garante que Payalvo não teria “pão alvo” no regaço?
A pedido, substituo o “santo” por estóico, que foi com estoicismo que este marco, além de passar todos estes anos esquecido à beira da estrada, sim, à beira da estrada! Imaginem o que viu e ouviu, vejam em que estado o deixaram, atentem bem nas mazelas... (físicas e morais).
Assistiu de bem longe à inauguração do marco irmão, quando só ele a isso tinha direito, só ele simbolizava bem a ligação entre o distrito de Santarém e o de Leiria. Ele, que se tivesse pés, tinha um em cada distrito; se tivesse mãos, estaria de mãos dadas com ambos!
E o marco já inaugurado há 150 anos atreve-se a ostentar “DE SANTARÉM A LEIRIA”, mostrem-me onde pára essa conjunção, essa dita estrada, que de real só tem dois marcos?
Pelo menos mostrem-me a estrada DE PAYALVO até aqui, mostrem-me esses quilómetros bem medidos!
Como pode alguém chamar-lhe estrada, como pode alguém chamar-lhe estrada real?
Real é este marco, real pode ter sido a inauguração do outro; real está a ser esta cerimónia. Etérea só a música que ouvimos... etérea a memória que ficará desta inauguração.
Se aqui estivesse meu pai, servir-se-ia agora uma “água-pé-d'honra”; descerrava-se a bandeira da freguesia de Payalvo que cobre este digno marco, o padre Nicolau benzia a pedra, tocava a banda, batiam-se palmas e ia-se à vida que se fazia tarde...    (lm)

(continua)

1 de março de 2015

Attropelamentos - Morte - Carro Tombado - Ferimentos -Falta de Policia


Neste blog já se deu conta das brigas e desacatos entre cocheiros e destes com os passageiros, no reboliço do transporte a partir da Estação de Paialvo. Falámos também, já, do transtorno que era aquela hora de viagem entre Porto da Lage e Tomar, com os passageiros metidos em veículos pouco confortáveis, movendo-se  sobre uma estrada deveras incómoda, esburacada, poerenta e pedregosa, capaz de deixar os "passageiros contusos" na cara, pés, mãos e mesmo no corpo todo.
Trazemos hoje aqui noticias sobre os acidentes provocadas nos e pelos carros da "carreira de Thomar a Payalvo". Os Chars-a-bancs tombam devido à quebra dos arreios dos cavalos, que, por sua vez, se espantam com a trouxa de roupa que cai do carro da frente, trouxa essa que cairá por excesso de bagagem (ou isto seria noutra notícia?) ou porque o carro da retaguarda ia muito próximo do da dianteira. Seja como for a culpa terá sido toda das autoridades que não exerciam a vigilância necessária. Essa falta reflecte-se nos atropelamentos de pessoas indefesas que ficam com pernas em mau estado como o sr.Leonardo da Silva, do Casal da Segurança que, se calhar por ser deste local, não morreu instantaneamente como sucedera ao "pobre homem velho e surdo" à entrada da Rua da Graça, no ano anterior. A acrescer a estas tragédias continuam as desordens entre os cocheiros e condutores das "carreiras". A segurança em Tomar está, constata-se, sem rei nem roque, graças às "ordens egoístas do sr. governador civil" que não destaca para Tomar uma "força de polícia civil que tão necessária é para a proibição de tais abusos" convencido que está que a policia é nomeada "unicamente para fazer serviço em Santarém" esquecendo-se que os concelhos do distrito "não têm só o dever de  pagar para o bem estar da capital do distrito, pertence-lhes também gozarem um pouco do produto dos seus sacrifícios".
Enfim, a velha Tomar sempre perseguida e injustiçada pelo governo e pela pérfida Santarém! Na época "pagáva-as" pela sua colagem a Costa Cabral, seu conde e marquês, por isso caída em desgraça com o Fontismo. Agora não sei, ignoro também se actualmente as forças da ordem são suficientes. (MFM)


1.08.1886


13 06 1888
Vista de Tomar tirada da "curva dos marcos" na Estrada
de Paialvo, 1872-1896


28.11.1886


12.07.1891

25.12.1892


Notícias do Jornal A Verdade retiradas daqui.



23 de fevereiro de 2015

Viagem de Recreio



Alfredo Keil (1850-1907)- Estrada com vista de Thomar


Em 11 de Abril de 1897 a Companhia Real dos Caminhos de Ferro organizou uma excursão, como já então se dizia, de Lisboa a Tomar, a preços reduzidos, a fim de os lisboetas virem admirar as "belezas naturais e os monumentos históricos" da "nossa formosa cidade". É claro que a viagem de comboio se realizou até à Estação de Payalvo (a de Tomar só passou a funcionar em 1928) e daqui, os excursionistas alfacinhas terão seguido, por estrada, em carruagens ou nos famosos chars-a-bancs. Esta última parte do percurso é que, pelas descrições da época, deixava muito a desejar. Quem sabe se, fazendo eco das impressões colhidas por aqueles viajantes, no dia 23 de Maio seguinte, uma notícia no jornal A Verdade lastima,  numa tão pungente e gongórica prosa, o estado da estrada,  que não resisto a transcrevê-la "aquela estrada de Payalvo é tudo quanto há de mais estúpido e aborrecido no mundo. No Verão nuvens de pó compactas invadem-nos os pulmões, os olhos, as narinas, e polvilham-nos o fato e os cabelos de forma a parecer que vimos de alguma folgança de entrudo quando chegamos a este oásis que se chama Tomar. No Inverno torna-se aquela via intransitável, formada por uma série ininterrupta de covas, covinhas, covões, alguns de vastidão de valas comuns onde caberiam à vontade as ossadas dos inventores daquele leito de martírio, onde os ossos se desconjuntam e as lesões se desenvolvem mercê do susto continuado em que vem sempre o mísero passageiro que o destino atira para dentro de uma diligência durante uma longa hora de jornada..."
E Alfredo Keil que, com certeza, também chegou a Tomar via estação de Paialvo, que terá ele achado da estrada? O pintor, fotógrafo, poeta, coleccionador de arte e compositor (autor de A Portuguesa - o nosso Hino Nacional) ter-se-à inspirado na outra (a da vala comum) para pintar esta, bucólica, plana, solitária? (MFM)



Jornal A Verdade 4.04.1897
Jornal A Verdade 21.05.1891


Jornal A Verdade, 20.12.1891
Jornal A Verdade 21.08.1898

Notícias  retiradas daqui. (vale a pena visitar este site)

21 de fevereiro de 2015

Actos vergonhosos e indecentes, falta de polícia e administrador sincero.


Já aqui tínhamos falado nos desacatos entre cocheiros  dos veículos que, nos primórdios da estação de Paialvo, transportavam pessoas e mercadorias a partir desta. As duas empresas de transportes, pertencentes a Francisco Pereira da Silva Sardo e António Pereira Campeão Sobrinho, disputavam os clientes entre si, parece que nem sempre da forma mais pacífica, para além de os acomodarem dentro dos chars -a - bancs  pouco meigamente. Que o diga a criada do sr. Januário da Silva, espoliada da bagagem da família e em vias de ser enfiada num carro contra sua vontade; episódio que exaltou, muito justamente, o seu patrão, o qual só não chegou a vias de facto com o importuno do condutor, graças à intervenção heróica do sr. Joaquim da Cortiça. Pessoa que a posteridade  esqueceu, muito injustamente, acho eu, pois, ao que se viu, conseguia  pôr ordem naqueles despautérios ao contrário da polícia que, coitada, se devia ver sem rumo, com aquela chefia!? Figura genuína e intemporal, este administrador, pagavam-lhe para ser administrador, não para  se ralar! Será que o governador civil partilhava a mesma doutrina? (MFM)


Jornal Emancipação 23.03.1879


Jornal Emancipação 5.04.1879

Jornal Emancipação 1.06.1879



               Imagens enviada  por lm, retiradas daqui.

20 de fevereiro de 2015

Quando as vacinas eram abençoadas

Acho que vem a  propósito da actual polémica internacional sobre vacinação das crianças, que, por cá, parece não gerar ainda grandes transtornos, ver como se passavam as coisas em épocas em que não era certa, muito pelo contrário, a sobrevivência infantil. 
Nos anos vinte, e nas décadas seguintes do século passado tinha-se esperança num futuro melhor e mais saudável, que passava pela total confiança no avanço da ciência e pelas curas das doenças que as descobertas "dos sábios" proporcionariam. A vacinação era, então, um imperativo que urgia divulgar. Tudo era a favor, a morte estava presente, não havia tempo a divagações!
Neste blog, encontrei as imagens que aqui deixo e os eloquentes versos:
"A mãe sorri libertada duma grande inquietação" 
Mudam-se os tempos ....



17 de fevereiro de 2015

Viagem ao passado

Viagem ao passado -Tomar em 1879       
É tarde mas ainda há tempo, toca a arranjar um par! Não é preciso levar os fatos, eles alugam lá, e nem é caro.  
 







Traz esporas não é cavaleiro


Azulejos de Maria Keil, 1955- Luta de Galos , Colecção Particular



À meia noite
se ergue o francês                      
levanta-se de noite
mais de uma vez
sabe da hora
não sabe do mês
traz esporas ´
não é cavaleiro
toca alvorada
não é corneteiro
tem uma serra
não é carpinteiro
tem picão não é pedreiro
tem uma foice
não é ceifeiro
cava na terra
não acha dinheiro
passeia na praça
 não é estudante
canta na missa
sem ser sacristão
sabe da hora
mas da morte não.

(continuação das poesias populares co(a)ntadas pela tia Alice)

15 de fevereiro de 2015

O Ciclone


O Ciclone de 15 de Fevereiro de 1941 foi o "terramoto de 1755" das gerações dos nossos pais. A maior catástrofe natural do sec.XX ficou na memória de todos os que a viveram. Contaram depois, aos filhos e netos, a aflição e o temor pela sobrevivência, os feridos e, nalguns casos, os mortos encontrados, e, sempre, a completa destruição, que o temporal deixou ficar. Observaram-se estragos a nível de habitações,  fábricas, florestas (mais de metade do pinhal de Leiria foi arrancado) e de embarcações afundadas nos portos (devido à súbita subida do nível do mar). Os danos materiais atingiram prejuízos avaliados em um milhão de contos ( metade do orçamento de estado da época), valor com correspondência actual a cerca de 5 mil milhões de euros. 
E, em Porto da Lage, como foi?



Imagem enviada  por lm, retirada daqui.

14 de fevereiro de 2015

Amanhã é domingo



Maria Keil, ilustração de livro infantil


Amanhã é domingo
pés ao caminho                         
galo assado
quartilho de vinho
lá vem o francês
que pica na rês
a rês é mansa
vai para França
se ela voltar
torna a picar
pica na burra
a burra é de barro
pica no barro
o jarro é fino
pica no sino
o sino é de oiro
pica no toiro
o toiro é bravo
pica no fidalgo
o fidalgo é valente
mete três homens
na cova de um dente                       
   (continuação das poesias populares co(a)ntadas pela da tia Alice)

12 de fevereiro de 2015

Ver o comboio passar por um óculo.


Ai estes Republicanos! Que mal é que tinha os cem praças de Infantaria "e a respectiva múzica"irem  ver el-rei passar no comboio, ao Entroncamento?!
Já é serem mauzinhos!  Porque é que a soldadesca não poderia ir distrair-se a  passear um bocadinho de comboio (ver coisas, sei lá, ir às compras, curtir o Entroncamento by night, dar um pésinho de dança) depois de andar 7 Km a pé pa'lá e antes de andar outros tantos pa' cá?! 


Jornal a Verdade de 13-12-1893-Imagem enviada por lm

Carruagem Real

9 de fevereiro de 2015

A Escola em Porto da Lage I

João Pereira da Motta


Mário Laranjeiro fez um comentário muito pertinente e justo, em A Escola em Porto da Lage.  Mas, ele que  me perdoe, de tudo o que disse o que mais me prendeu e traz agora aqui, é a referência a João Pereira da Mota. Quem ainda o recorda, lembra-o como um homem simples, honesto, trabalhador e muito frugal. 
“Dizia que só se devia levar azeitonas pequenas e pão duro” para a merenda nas fazendas porque “as carnudas e pão mole eram apetitosos e obrigavam a comer mais”, contam-me também “vi-o uma vez, no lagar, atirar-se para debaixo de uma talha, maior do que ele, que se desequilibrou, em vez de fugir como os outros; em jeitos de ficar esmagado debaixo dela, parecia que preferia morrer a perder uns litros de azeite”. Para os netos, o seu amor ao trabalho, só suplantado pelo amor a Deus, ainda hoje faz recomendar aos amigos, enfastiados e de mal com a vida, “que endireitem pregos”, pois era o que o avô fazia quando não lhe era possível, devido a qualquer diluvio portalegense, sair para cuidar das terras e mesmo debaixo de telha também já não arranjava nada para fazer. Pegava então na velha lata, onde, preventivamente, guardara os pregos usados e aleijados que ia encontrando, munia-se do devido martelo e lá se punha, contrariado, a descansar, endireitando os pregos para estarem prontos a servir, de futuro.

Gostava de ler e escrever, escrevia diariamente na sua agenda e lia, aos domingos depois da missa, o “Cidade de Tomar” e os “Século” dos dias atrasados, que o irmão Henrique lhe mandava. Aprendera na escola da Madalena para onde se dirigira a pé, em menino, todos os dias durante quatro anos. Presava o saber como a coisa mais importante que alguém podia adquirir, lembrando que já o seu pai Augusto dizia que era preferível ter menos uma oliveira e dar letras aos filhos, e até as raparigas mandara à escola. Por isso, João Pereira da Mota quisera que a sua terra, Porto da Lage, tivesse uma escola. E arranjara de propósito um terreno para isso. Como não possuía terras em lugar adequado ao efeito, eram nos confins dos Olivais, ou nos Gaios e nas Sobreiras, e ele queria que fosse em Porto da Lage, conseguiu aquele terreno por troca com um familiar e ofereceu-o à Câmara para que nele fosse construída a escola. Como as homenagens não lhe importavam para nada, até o incomodariam, nem na época, nem depois, houve alguma vez menção oficial ao caso e, sem registos públicos, nunca mais ninguém se lembrou que Porto da Lage devia a escola aquele homem simples, honesto, trabalhador e muito frugal. (MFM)


5 de fevereiro de 2015

Pelo Infinito Fora



                                     
Picasso, Cavalo e Personagens, 1936

                                   

                                        O meu caminho é pelo infinito fora até chegar ao fim!
                                         Se sou capaz de chegar ao fim ou não, não é contigo.
                                     É comigo, com Deus, com o sentido -eu da palavra Infinito...


                                                              Pra frente meto esporas!
                                          Sinto esporas, sou o próprio cavalo em que monto.
                                    Porque eu, com minha vontade em me consubstanciar com Deus,
                                         posso ser tudo, ou posso ser nada, ou qualquer coisa.

                                                                    (Álvaro de Campos)

Ao meu pai, que faria hoje 92 anos (MFM)

2 de fevereiro de 2015

Notícias de Porto da Lage


Lembram-se do extraordinário relato que Ilídio Mota Teixeira nos fez sobre a inauguração da fonte que, brilhantemente, ilustra este blog? Pois chegou-nos agora a respectiva notícia que saiu, na época, na imprensa local, a qual agradeço a lm que a enviou por mail. Repare-se na magnífica prosa, de autor desconhecido. Repare-se igualmente na alusão ao lançamento da primeira pedra "para a capela de N.ªS.ª da Assunção". Quem nos sabe dizer alguma coisa sobre isto? Ilídio, lembra-se? (MFM)









1 de fevereiro de 2015

O Regicídio





Em Portugal, se calhar mais do que noutros sítios, está bem estabelecido o anexim “dos fracos não reza a história”. E tomo aqui “por fracos” todos os que não têm poder, sobretudo o poder de estabelecer as regras, políticas, de pensamento, dos costumes, do que se veste, come e cozinha (agora na berra!),  enfim, para continuar a falar linguagem que se entenda, todos “os que não estão na mó de cima”, traduzindo em contemporaneidade, pois as mós já não se usam, os “que não estão na crista da onda” que é coisa mais surfisticamente entendível.
  Esta forma cobarde de ver as coisas (quem ignora e despreza “os fracos” senão os cobardes?) faz-nos, no que diz respeito à nossa História (que é ao que venho agora), ser ignorantes, injustos, intolerantes, o que, muito resumidamente, só nos define como muito pouco democráticos (estou a ser delicada).
Considero um crime, e não sou nada original nisto, matar-se alguém. Considero um crime bárbaro matar-se uma pessoa, já para não falar no jovem filho inocente, repito, uma pessoa boa, competente, patriota, mas, mais do que isso, que não tinha feito mal a ninguém, só porque era rei, e rei num país democrático e onde havia total liberdade, liberdade como não houve até 1974. Considero uma vergonha que, até hoje, este crime não tenha sido condenado pelos poderes instituídos, os quais, até nas cerimónias do centenário do acontecimento, fugiram de se fazer representar alegando “ser assunto político” do qual se queriam manter neutros!
Poderes que se apressam a solidarizar e a estar pomposamente presentes em tudo o que, pelo mundo fora, é visto como atentado à vida humana!
Talvez eu tenha estado distraída mas, até esta tarde, não vi nem ouvi nenhum dos chamados media de referência, aludir a que se passa hoje mais um aniversário do Regicídio.

Como outro dia  achei por bem mostrar aqui a minha indignação pela morte de doze pessoas por cujo trabalho eu não tinha qualquer apreço, mais justificadamente o faço pela morte de dois portugueses que tiveram uma morte cruel e injustificada e continuam, retroactivamente, a ser vítimas de processos injustos e a não serem merecidamente respeitados.(MFM)

Nota: Eu não sou monárquica, muito francamente nem sequer percebo como se pode ser tal coisa, mas o que é que isso tem a ver com o que escrevi atrás?

29 de janeiro de 2015

A Casa





Manhã de domingo, 31 de Maio de 1920. Aprontam-se em Porto da Lage os arranjos para os casamentos dos irmãos Maria e João Mota. Família e convidados apressam-se a entrar nos carroções e carroças disponíveis, os manos noivos na carruagem dos futuros esposos, o primo Sousa Rosa, sofisticado, parte primeiro no veloz automóvel, com a esposa e meninos, atrás, o restante cortejo. Vão direitos a Cem Soldos. Aqui, na capela, Maria recebe como marido o primo, Augusto. Após a cerimónia, não há lugar a demoras nas felicitações e cumprimentos que ficarão para depois, agora é tempo de rumar a Tomar, que João tem compromisso a cumprir na Igreja de Santa Maria do Olival. Recompõe-se o cortejo, o novo casal ocupa agora a carruagem de honra, o ainda noivo encaixa-se no lugar anterior do já cunhado e todos se dispõem a contornar as curvas até Tomar.
À entrada da cidade, ao passar pela casa da noiva de João, a juventude do cortejo não resiste a esboçar algum burburinho, logo aquietado pela gente séria da família, e o percurso segue pela Rua Direita, desce a Corredoura, atravessa a ponte, percorre a habitualmente agitada Rua Larga pelo seu laborioso comércio e oficinas, hoje silenciada pelo Dia Santo, passa por baixo do Arco de Santa Iria e, através de azinhagas recortadas por entre os olivais chega ao vetusto templo quase escondido, lá em baixo, entre as árvores que lhe dão o nome. Os passageiros saem, os condutores dos carros aquietam os animais nas sombras possíveis, que o sol já vai no meio-dia, e todos transpõem o velho pórtico, descem as escadas e, ao som dos próprios passos sobre as desgastadas lajes, aproximam-se do altar-mor onde, pouco depois, se lhes reúne a noiva, acompanhada pela família, e se realiza o matrimónio de João.
Segue-se a boda, em Porto da Lage na casa de João. A casa em que passará a viver, desde esse dia, com a sua mulher Maria José.
Já é fim do dia. Os convidados, aos poucos, vão abandonando a festa. Os pais e a irmã de Maria José anunciam que se vão embora. Começam a despedir-se de quem fica. Maria José, habituada à companhia de sempre, também pega no xaile e faz menção de se despedir de quem está perto. O jovem marido interpela-a de olhar perplexo:
- Então, não fica cá?
O pai dá uma gargalhada, salva a situação:
-Onde ias tu, rapariga? O teu lugar agora é aqui!
Esta é uma das anedotas do casamento dos meus avós, há mais. Que ela contava com a capacidade de se rir de si própria que só ela tinha, mas em que a cara (de tolo, de tótó, imaginava-mo-la nós, os netos) do meu avô também assumia grande relevância. Ela, afinal, não se ria só de si.
Pois João Pereira da Mota e Maria José eram meus avós, e a casa de que falo, pelo menos o local, os alicerces e as paredes-mestras, é aquela que a foto mostra.
Era a casa que Augusto Pereira da Mota, seu pai, construiu quando veio para Porto da Lage, onde o meu avô nasceu em 1892 e os irmãos mais novos também. João herdou a casa depois da morte do pai ficando aí a morar com a mãe e os irmãos solteiros. Depois do casamento, a mãe passou a viver com o filho mais novo na casa pequenina que ainda existe à direita do jardim.
Em 1935, João cede a casa, por troca, ao irmão Henrique que a altera dando-lhe o aspecto que hoje tem.
Em 2015 a casa deixa de pertencer aos Mota.

É mais que provável que o novo proprietário, que não sei quem é, não conheça este blog nem leia este texto. Mas, de qualquer maneira, não deixo de lho dedicar.

Porque acredito que o que tem história tem alma. Não é necessário que “a história” esteja na nossa memória vivida. Pouco me liga directamente aquela casa, para além dos factos mais ou menos emocionais, como o de lá ter nascido o meu avô, ligam-me as memórias que me transmitiram, como esta, a da pobre miúda de vinte anos que não sabia bem o que estava a fazer, ali, dentro daquelas quatro paredes, no dia da sua própria boda de casamento, há quase cem anos. E outras, tão, menos e mesmo nada cómicas, até dramáticas, que me foram contadas. E muitas, muitas mais, imensas, que aconteceram em quase 125 anos e que eu desconheço. Mas que as paredes conhecem!
Era isto que eu queria lembrar ao novo proprietário, aquelas paredes sabem muita coisa, coisas miúdas, do quotidiano, da vida íntima das gentes, alegrias e angústias, zangas e remissões, nascimentos e mortes.Tudo aquilo que, no fim de contas, compõe a história do Homem. 
Olhe, então, por aquelas paredes. Preserve-as, estime-as. Estou certa que elas irão gostar de si.
Fico-lhe muito agradecida por isso. Felicidades na sua nova casa.(MFM)

21 de janeiro de 2015

Arre Burrinho



Carlos Reis, Para a Feira

Arre burrinho
para a feira
José Malhoa, O Aguadeiro
carregadinho 
de madeira


Arre burrinho
para Azeitão
carregadinho
de feijão

Arre burrinho
para Loulé
carregadinho
de água-pé

Arre Burrinho
para Monção
Carregadinho
de sabão

Arre burrinho
arre burrinho
para a feira
de S. Martinho

Para o senhor
capitão
não está em casa
o capitão
larga burrinho
a carga no chão.

(continuação da poesia popular contada pela tia Alice)