Si hortum in biblioteca habes deerit nihil

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12 de julho de 2013

Jornal Longe







Jornal Longe


Que faremos destes jornais, com telegramas, notícias,
anúncios, fotografias, opiniões...?

Caem as folhas secas sobre os longos relatos de guerra:
e o sol empalidece suas letras infinitas.

Que faremos destes jornais, longe do mundo e dos homens?
Este recado de loucura perde o sentido entre a terra e o céu.

De dia, lemos na flor que nasce e na abelha que voa;
de noite, nas grandes estrelas, e no aroma do campo serenado.

Aqui, toda a vizinhança proclama convicta:
“Os jornais servem para fazer embrulhos.”

E é uma das raras vezes em que todos estão de acordo.
 

Cecília Meireles (1901, 1964) Em Mar Absoluto e outros poemas.              

10 de julho de 2013

Quanto da terra se pode ver do Universo...




Da minha aldeia vejo quanto da terra se pode ver do Universo...
Por isso a minha aldeia é tão grande como outra terra qualquer,
Porque eu sou do tamanho do que vejo
E não do tamanho da minha altura...

Nas cidades a vida é mais pequena
Que aqui na minha casa no cimo deste outeiro.
Na cidade as grandes casas fecham a vista à chave,
Escondem o horizonte, empurram o nosso olhar para longe de todo o céu,
Tornam-nos pequenos porque nos tiram o que os nossos olhos nos podem dar,
E tornam-nos pobres porque a nossa única riqueza é ver.

Alberto Caeiro, O Guardador de Rebanhos

8 de julho de 2013

Sol Nulo dos Dias Vãos





Sol nulo dos dias vãos
Cheios de lida e de calma
Aquece ao menos as mãos
A quem não entras na alma

Que ao menos a mão, roçando
A mão que por ela passe
Com externo calor brando
O frio da alma disfarce

Senhor, já que a dor é nossa
E a fraqueza que ela tem,
Dá-nos ao menos a força
De a não mostrar a ninguém

Fernando Pessoa






3 de julho de 2013

As Freguesias de Beselga e Madalena I


 Amorim Rosa descreve da seguinte forma os limites da  Freguesia de S. Miguel de Porrais (Carregueiros) no seu  livro História de Tomar, vol I,  pag.143, aquando da reforma de que já  falámos anteriormente:

«- Freguesia de S. Miguel de Porrais (Carregueiros):
Em 1570 abarcava as actuais Freguesias de S. Silvestre da Beselga e Pedreira com os seguintes limites:
Começa na foz da Ribeira da Arrascada onde entra no Rio desta Vila de Tomar e vai dai pelo Rio acima ate a Cabeça do Carqueijal. que é acima do Porto dos Cavaleiros, e dai volve contra o poente, ao Vale da Amarela, e dai pela Ladeira da Ferraria direito ao Vale de Mós e dai direita a paredinha que esta na estrada que vai para Ourem, alem dos sobreiros. onde esta uma Cruz. e dai vai pela dita estrada direito aos sobreiros da Cabeça Aguda. e dai vai as Barreiras Vermelhas, e dai ao Monte Ruivo. e dai ao Ribeiro que vem do Furadouro. e dai pelo regato que vem da Fonte do Azorrague. e torna dai por detrás da Cabeça de S. Pedro. ate que vem partindo do norte com a Freguesia de Santa Maria do Vale do Sancho (Sabacheira), e começa a partir com o termo da Vila de Ourem, e vai ao Algás das Cruzes, e dai ao Castelo Pequeno. partindo com o  termo de Torres Novas. e dai vai ter às Cruzes que estão no Castelo Grande, num penedo da banda do levante, e dai desce ao Porto da Ovelha que é na Ribeira de Fungalvaz e vai pela ribeira a fundo. partindo com o dito termo de Torres Nova e seguindo o dito termo desce a Fontainha de Fungalvaz que esta de alem da dita Ribeira assim como vai a demarcação entre os termos destas ditas Vil e sobe até à Sesmaria e dai a águas vertentes pelo Vale do Prior abaixo e vai ter ao caminho que vai desta Vila de Tomar para Alcobaça, as Pedras Antas e dai torna pelo dito caminho e estrada contra levante partindo do sul com a Freguesia da Madalena, pela dita estrada até a Ponte do Cerzedo, e dai vai pela mesma estrada ate à Cruz de S. Martinho onde se aparta o caminho que vai para o Sonegado; por este caminho vai ter a estrada de Ourem, e daqui vai pela dita estrada de Ourem ate ao cabo das oliveiras onde se aparta o caminho da Pedreira da dita estrada e dai vai ao valado da vinha que foi de Rodrigo Anes Gordino e dai direito ao forno de cal que foi de Lopo Fernandes Toscano e dai pelo Vale abaixo ate a Ribeira da Arrascada e dai pela Ribeira abaixo ate a Foz dela onde se mete no Rio onde começou.

A Igreja Paroquial é a actual e havia nela os seguintes templos em 1570:
S. Silvestre da Beselga e S. Lourenço.Mais tarde construiu-se o de Nossa Senhora das Neves, na Pedreira.
Em 1570 havia nesta Freguesia 20 lugares sendo o mais importante a aldeia de Arrife com 17 fogos (cerca de 70 habitantes); Carregueiros tinha apenas 13 fogos; S. Silvestre da Beselga. 4; e os Casais da Pedreira 5. O total da Freguesia era de 106 fogos, cerca de 430 habitantes.» 
 
 Posteriormente, não se sabe exactamente quando, a freguesia de S.Silvestre da Beselga autonomiza-se, sendo certo que já existia em 1712 como vimos no post anterior. 
As duas freguesias, Madalena e Beselga, mantêm-se com os limites territoriais conhecidos até aos dias de hoje,  nos três séculos seguintes não obstante as reformas administrativas de 1840, da Primeira República e do Estado Novo.
Como curiosidade apresentamos abaixo a evolução do número de fogos (ou vizinhos) nas duas freguesias nos séculos XVIII e XIX.
Segundo o censo de 2011 a Beselga tinha 751 habitantes enquanto na Madalena havia 3 239.
Para quem quiser fazer comparações entre a população de então com a de agora pouco posso ajudar. Sempre direi, no entanto,  de acordo com as "regras" demográficas que pude consultar (não garanto a fiabilidade absoluta das minhas fontes) que a cada vizinho correspondiam no sec.XVIII 3,3 almas, sendo que eram considerados "almas" os indivíduos, nalguns casos com idade superior a sete anos e noutros casos a onze anos.
                    

Data BeselgaMadalena


1732101313


1757110300


1856187288


1864*212
483

* data do 1.º censo realizado em Portugal

                         

2 de julho de 2013

Ao que chegámos

 

Isto é tão degradante  que nem consigo ser cínica.





  Deve chamar-se tristeza                                                         
  Isto que não sei que seja
  Que me inquieta sem surpresa
  Saudade que não deseja.
  Sim, tristeza - mas aquela
  Que nasce de conhecer
  Que ao longe está uma estrela
  E ao perto está não a Ter.

 Seja o que for, é o que tenho.
 Tudo mais é tudo só.
  E eu deixo ir o pó que apanho
  De entre as mãos ricas de pó.

Fernando Pessoa

21 de junho de 2013

Juventude na Azenha


 Junto à mina da Azenha (sensivelmente em frente, do outro lado do estradão) existia (destruído nos anos sessenta) um " enorme tanque  rectangular para onde corria a água da nascente  [que] daí iria alimentar a azenha e ainda regar as terras de cultivo" ao lado do qual foi tirada esta fotografia com jovens portalegenses, em 1937. As duas crianças sentadas à frente, a contar da esquerda, são os nossos conhecidos e grandes amigos deste blog os irmãos Ilídio e Dulcinda Teixeira.


Fotografia cedida por DMT




20 de junho de 2013

Debaixo do Carvalho



















mina da Azenha (curioso que em Porto Mendo, por onde o acesso para lá chegar é mais fácil, lhe chamam  a-sse-nha, com a sílaba sse bem acentuada) onde nasce a água que foi canalizada  para Porto da Lage  em 1950.





19 de junho de 2013

Clero, Povo e Sobejos de Carne


Açougue do Clero

«Na Sessão de 28 de Março [de 1813], sendo presentes os Representantes e o Juiz do Povo desta Vila, mandados convocar pelo Acórdão último para responderem à Provisão Régia, ouviu-se a súplica que o Clero desta Vila dirigiu a Sua Alteza Real para poder vender ao público os sobejos da carne do Açougue que, por Privilégio, o mesmo Clero tem; foi pelos presentes unanimemente dito que tal concessão não convinha ao Bem Público não só por haver Açougue próprio dele e arrematado por esta Câmara, mas também porque os recorrentes pretendem que o Povo lhe gaste os Sobejos da carne que eles não puderem gastar e, por consequência, não pode por tal forma o Público ser deste modo bem servido, nem era decente o irem fazer aquelas compras, muito mais havendo Açougue Público, que supere muito bem todo o fornecimento preciso.
A Câmara acrescentou que isto iria defraudar a boa fé em que o marchante público se acha, pela arrematação que fez na Câmara...»*


*Sessão da CMT descrita nos Anais do Município de Tomar, 1801-1840, Amorim Rosa

7 de junho de 2013

"Boys" de Antanho em Caça aos Lobos


 


Sir Edwin Landseer (1802, 1873), Fox and Wolf Hunting
Na Sessão de 8 de Janeiro [1813] a Câmara satisfazendo ao Ofício do Monteíro-Mor do Reino, sobre um requerimento de Rodrigo Jácome Raimundo de Noronha a fim de o nomear Monteiro-Mor do Distrito, informou:
«....Que os requisitos recomendados no Ofício do Monteiro-Mor do Reino se encontravam realmente no mesmo requerente, por ser dotado da mais bela capacidade, duma gravidade e desembaraço que o fazem digno de qualquer emprego. Que a sua Nobreza é das mais antigas e qualificadas desta Vila. Que é sucessor duma grande casa. Que nesta Vila tem a sua residência, sem que haja presunção de que ainda de futuro largue o seu antigo Solário. Que a precisão de Monteiro-Mor nunca se fez sentir tão necessária; porque os lobos e bichos são tantos, e vagueiam tão atrevidamente que não só têm entrado em muitas aldeias e casais do Termo, aonde têm comido os mesmos cães de guarda desses casais, mas até têm chegado aos mais próximos arrabaldes desta Vila; asseverando muitas pessoas terem-nos visto dentro das suas ruas; sendo pelo menos certo que próximo a ela tem sido visto algumas pessoas atacadas e acometidas por eles, e por isso persuadem seria muito conveniente a promoção deste Ofício, que se acha vago por morte de Leonardo Camelo de Carvalho, declarando-se ultimamente que o recorrente nem é miliciano nem nos consta que para isso fosse chamado. E que em vista disto é de deferir o requerimento*




*Sessão da CMT, descrita nos Anais do Município de Tomar, 1801-1840, Amorim Rosa

6 de junho de 2013

Cartelização das Câmaras ou Jornaleiros Especuladores



J.F.Millet (1814, 1875) Angelus, Museu D'orsay


«...Mais se deliberou nesta Sessão [4 de Maio de 1814], que devendo esta Câmara promover, na conformidade da Ordenação, L.O I Título 66 § 32, sobre a taxa dos jornaleiros, receia justamente dar esta Providência de seu ofício, temendo qualquer alteração que traga nos preços correntes nestas Vilas Comarcãs, uma vez que não seja unanimemente e ao mesmo tempo feita por todas, possa privar aquela aonde somente se faça dos braços precisos para a agricultura, porquanto os jornaleiros procurarão os sítios onde os preços lhe sejam mais favoráveis, e fugirão daqueles em que lhe sejam menos, e seria neste caso a providência assim dada na sobredita luz nociva ao Público. Para evitar portanto este sério inconveniente, se determina que se oficie ao Intendente Geral da Polícia, relatando as circunstâncias políticas a este respeito, e implorando-lhe que por efeito da sua autoridade haja fazer com que as Câmaras desta Comarca de Ourém Santarém e Alenquer, como vizinhas, satisfaçam a sobredita Ordenação, dentro de certo prazo, a fim de haver igualdade em todas as partes nos preços dos jornaleiros, regulada segundo as circunstâncias particulares das terras e dos preços dos géneros comestíveis, cujo módico preço é desvantajoso aos lavradores relativamente à carestia nunca vista, do preço dos jornaleiros.»


Sessão da CMT, descrita nos Anais do Município de Tomar, 1801-1840, Amorim Rosa

31 de maio de 2013

Apuramentos e multas de há cem anos


O cidadão portalegense João Pereira da Mota é apurado definitivamente para infantaria para servir a Pátria em 1912 (por motivos desconhecidos não vai à guerra) mas fica obrigado a reinspecção a que comparece em 1916, 1917, 1919 e 1920. Em 1918 só o trabalho (ou o desconhecimento) o poderá ter impedido de se deslocar a Tomar para aquele efeito, pelo que foi obrigado a pagar um escudo e vinte e um centavos de multa pela falta!
Se os benefícios da ausência não foram superiores ao custo da multa, imagino quanta penitência não se seguiu até redimir o saldo negativo!(MFM)






28 de maio de 2013

27 de maio de 2013

O Açude

As quedas de água na Ribeira da Beselga em Porto da Lage, nos anos cinquenta e em 1985 (última fotografia). Notam-se as diferenças.




 


Fotografias de Dulcinda Mota Teixeira. 

24 de maio de 2013

Os Pregões da Paciência nas Badaladas da Velhinha Santa Margarida


Este pequeno texto é dedicado aos Portalegenses de gema no qual tento recriar episódios que, embora banais, ajudam a dar um retrato do que era Porto da Lage nos anos 30.

Tremo….oooooooooooooços!!!..




Marco da Paciência

 Apregoava uma pobre mulher, aos Domingos em períodos estivais, tremoços adoçados nas águas da ribeira, dentro dum pequeno alguidar de barro que colocara em cima do marco de pedra, dito da paciência, que está junto das grades de ferro que ladeiam o largo da estação.

A dose, uma pequena medida de madeira com um fundo muito grosso e embutido, custava 20 centavos, 2 tostões como então a moeda era conhecida. Era uma fortuna para mim. Entregava-se a moeda ou moedas, podiam ser duas de 10 centavos ou de tostão, aparavam-se as mãos em formato de concha ou o bolso das calças e estava-se atendido. Depois é só dar-lhe uma dentadinha, premi-lo com o dedo polegar e o indicador e logo estava pronto para ser mastigado.

As medidas que doseavam na venda ambulante de tremoços e amendoins tinham uma característica muito curiosa: aparentavam grande capacidade por fora mas eram bem mais pequenas por dentro. Era a velha arte de lograr o consumidor.



O velho marco da paciência que hoje está torto mas bem direito quando a humilde senhora lhe pousava o alguidar com tremoços, deve ter servido para outros serviços mais nobilitantes noutros lugares mais distantes. Alguma informação terá para nos dizer. Não se destrua como também não se devia ter destruído a mais que velhinha capelinha de Stª Margarida, no cume do monte a que deu o próprio nome. Seria talvez a orada mais antiga da freguesia. A que a substituiu é uma simples construção com 4 paredes caiadas, sem qualquer valor histórico.



                       Juventude portalegense no monte de Santa Margarida em  1952 (fotografia cedida por DMT)


Da inesquecível velhinha, muito velhinha Santa Margarida, ainda soam no ar as vozinhas de algumas crianças que diziam em coro e voz alta as ladainhas incompreensíveis, para elas. Entre os mesmos sons também se ouve o badalar do pequeno sino que do cimo da frontaria voltada para Poente, anunciava algum triste acontecimento ou convidava alguns crentes para as orações no período da quaresma

A pobre Margarida, mártire do sec. III d.c., degolada em Antioquia por se afirmar cristã, não terá abençoado os “bota a baixo o que é velho e bota a cima mamarracho que é coisa nova, moderna”.(Ilídio Mota Teixeira)

23 de maio de 2013

A Diáspora Portalegense

 " um palmo de terra para nascer, um mundo inteiro para morrer".
Padre António Vieira


Outro dia encontrei um DeSousarosa (assim mesmo) no facebook (para os detractores e desconfiados da coisa por a acharem invasora, sempre direi que o preconceito é muito mais, para além de nefasto não tem mais utilidade nenhuma). Pois perguntei ao tal DeSousarosa, que lá está inglesando pelas américas com barbecues, festas de graduação de filhos e mais tudo a que tem direito e a gente vê nos filmes, se tinha alguma relação com Porto da Lage, resposta (em português, que em português tinha sido a pergunta):
- sou Mota e  meu bisavô foi instrumental no estabelecimento de Porto da Lage.

Pelo que me enchi (mais) de razão. Não interessa a vestimenta cultural, as raízes transportam-se, preciso é conhecê-las.(MFM)













10 de maio de 2013

Histórias de Porto da Lage


O ACTOR CONVIDADO NÃO QUIS SUBIR AS ESCADAS


Esta história que vos vou contar, ouvi-a há muitos anos a uma pessoa que participou nela. Tem um cunho anedótico mas não deixa de ser interessante para quem gosta de ler e saber o que aconteceu em certa época em Porto da Lage.

Tinha decorrido ou estava a correr uma revista num dos teatros de Lisboa, com o nome de cartaz “Arre Burro”. Entre os vários números do programa, havia um em que a Beatriz Costa, artista de teatro de revista e cinema muito badalada na época, entrava em cena a tocar um burro, de carne e osso, dirigindo-lhe uns piropos em versos musicados, trajando à moda das saloias de Caneças de outros tempos e com uma pronúncia da região muito acentuada. Alguns versos eram estes:



Em cena com Beatriz Costa no Teatro Variedades
em 1936.

“É um burro com chalaça
O estafermo do animal!
É sabido que por onde ele passa                        
Deixa sempre algum sinal

....“Vem cá, mê estapor
Tu tens má valor
Que munto senhor casmurro!
Ê digo-te aqui
Q`há homes pr'aí  más bestas  qua'ti
mê burro!”                                                 
 


Os encenadores de Porto da Lage acharam que o modelo da revista tinha a medida que se ajustava ao gosto do público local e arredores. Intérpretes não faltavam. Porém, havia uma dúvida: estará o actor convidado disposto a colaborar? Para se saber há que consultá-lo.

A um Domingo – nos outros dias da semana havia afazeres obrigatórios – levaram-no para conhecer a sala de espectáculos onde iria actuar. Chegado ao local, depara-se-lhe uma íngreme escada com uns vinte ou trinta degraus de pedra. Com solicitude disfarçada, foi convidado a subir. Perante a negativa, recorre-se a meios extremos: empurra de lado, puxa da frente, empurra detrás até que venceu dois ou três degraus. Puxa mais, empurra mais, até que o convidado a actor, mais do que aborrecido, dita a decisão final: um par de coices!

Perante esta atitude do actor convidado, os encenadores portalagences derivaram para outro modelo de revista com encenação menos espectacular. (Ilídio Mota Teixeira)

Afinal Havia Outra (Corrida de Burros Marralhões em Porto da Lage)


A propósito do comentário de  Luís Mota, H.C.M  mostra-nos  a reportagem fotográfica do grande acontecimento


Naquele tempo usávamos uma palavra cujo conceito surrealista nos escapava, marralhões (marralhão adj. s. m.) 1. [Popular] Indolente; bonacheirão. 2. [Portugal: Beira] Aquele que regateia.) significando depois do  último. Aqui vão imagens da Corrida de burros marralhões em Porto da Lage. O Luís CM a correr para a meta num jerico emprestado e anónimo; como se vê, só a sombra deles os ultrapassa. (H.C.M)

9 de maio de 2013

Histórias de Porto da Lage

                              

 

                                   O Grémio de Porto da Lage

 


Ao recordar este ingénuo e provinciano episódio [post anterior ], abre-se-me do arquivo da minha memória a acção cultural, social e recreativa que o Grémio de Porto da Lage exerceu durante os primeiros anos da sua existência.
No campo da cultura, foram levados à cena algumas peças de teatro representadas por jovens raparigas e rapazes naturais do Lugar. No campo da música, nasceu uma escola para o ensino das primeiras notas musicais. Tinha como professor o sargento-músico do R.I. 15, Diogo Vasconcelos, natural da povoação do Paço da Comenda.

Cada um dos instruendos adquiriu individualmente o seu instrumento musical. Eram violinos, guitarras-violas e bandolins. As aulas eram ministradas semanalmente, aos Sábados à noite ou aos Domingos, porque era o tempo que havia disponível. Inicialmente houve grande entusiasmo mas foi diminuindo perante as dificuldades. O solfejo era mais do que maçador e incompreensível para quem não teve a dita de um Viana da Mota ou um Beethoven mais modesto. A desistência foi total. Cada candidato recolheu-se à sua inaptidão musical, guardando cada um o seu instrumento de cordas até que desapareceram.

No campo da acção social, o grémio com a sua gente de jovens raparigas, meritou ao confeccionar roupas de agasalho para as crianças carenciadas dos Lugares vizinhos, quando a época de Natal. 
No campo recreativo a acção do Grémio foi mais abrangente. Era esse o seu propósito inicial quando da sua fundação.

Pelo Carnaval organizavam-se bailes e marchinhas animados por pequenos conjuntos musicais; na Primavera e princípio do Verão reuniam-se os jovens de todas as idades e alguns adultos coniventes, em pic-nics pelos cimos dos montes; aos Domingos ouviam-se relatos de futebol transmitidos pela antiga Emissora Nacional através de um receptor TSF alimentado por acumulador; em jogos de salão havia o ping-pong, o jogo das damas, do dominó e das cartas. Para regalo do espírito havia uma moderna grafonola que debitava uns sons com alguns dBles, através de uma campânula, que vinha das profundidades de um disco que rodava a 78 r.p.m, emitidos por uma senhora ou cavalheiro que lá haviam caído.

Ainda do Grémio dos anos 30 de mil e novecentos é destacável o pano de boca do palco. Era uma pintura da ponte de cimento, abarcando todo o leito da ribeira, as duas margens, a estrada da Beselga com construções já desaparecidas. Tinha como fundo o açude em plena Primavera, com água a cair em catadupa sobre o lajedo com profundas cavidades (Ilídio Mota Teixeira).






Fotografia de Luís Sousa, cedida por Óscar Mota

Quinta-Feira da Ascensão


                                                                  Hoje é Dia da Espiga



Com a cortesia de   Água com linhas
                                                     
                                                                   
                                                               


Ascensão de Cristo, Perugino, 1510


8 de maio de 2013

Histórias de Porto da Lage



A ÚLTIMA CORRIDA...DE BURROS EM...PORTO DA LAGE


Não foi a última nem a primeira. Não houve mais nenhuma porque, no encerramento, houve quem se sentisse despeitado na sua condição de adulto, industrial e chefe de família. Outros sentiram-se enganados e reagiram com atitudes insultuosas. No entanto, aqui vai o relato do acontecimento datado do Verão do ano de 1934 ou 1935. Para quem irá lê-lo, não terá qualquer importância. O objectivo é retratar um pouco a maneira de estar das gentes de Porto da Lage, desses anos já tão afastados.

O Centro Cultural, Social e Recreativo de Porto da Lage ou, mais simplesmente, Grémio de Porto da Lage, foi inaugurado em 1933; para festejar a efeméride a direcção, encabeçada por um Dinâmico e prestigiado portalegence (do que eles se haviam de lembrar!) programou e enviou arautos – os cartazes eram dispendiosos – pelas povoações vizinhas anunciando uma corrida de burros tendo como prémio uma albarda de luxo confeccionada por um famoso albardeiro.















Local aproximado da meta



 

















À hora do dia marcado de um Domingo, compareceram os poucos concorrentes dispostos a conquistar o valioso prémio. Seriam rapazes já bem crescidos de algures. O local da concentração das montadas e condutores era na estrada, de fronte do portão da padaria, assim como a meta de partida e chegada.

Como local reservado para um pequeno número de espectadores, havia um pequeno patamar de lajes da frente da casa que ladeava o “burricódromo”. 


Alinhados os “puro-sangues”, aos quais se juntou à última da hora o burro da padaria, único concorrente da terra, foi dado de viva voz o início da corrida. Lá partiram muito contrariados na direcção da ponte de cimento onde retornavam à meta.
O primeiro burro a chegar foi o do padeiro, como já se esperava. Tinha a morada oficial mesmo ao lado da meta...


Terminada a corrida, seguia-se a entrega do troféu. Para isso, o local mais apropriado era o salão do Grémio, ali muito perto. Para lá se dirigiram os organizadores, os participantes e o escasso público. Chegados que estão, o presidente da assembleia sobe ao patamar do palco, confirma o vencedor e exibe o prémio: uma minúscula miniatura de uma albarda! Os participantes não gostaram da brincadeira e o vencedor muito menos. Ouviram-se “raios e coriscos” e juramentos eternos.

Muitos anos depois, a miniatura da albarda conserva-se dentro dum armário-estante, num pequeno compartimento ao lado do palco. (Ilidio Mota Teixeira)