Si hortum in biblioteca habes deerit nihil

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7 de novembro de 2016

VI Arte de Bem Cavalgar em Toda a Sela




Tínhamos um garrano fêmea que servira para meu irmão se transportar, todos os dias, a Tomar, onde frequentava uma escola comercial. Quando esta utilização o tornou desnecessário, o animal passou a ser usado, unicamente, para puxar ao engenho que tirava água do poço para regar a horta ou encher um tanque grande onde a roupa era lavada semanalmente. Para qualquer outra utilidade, era impróprio, era esquivo.
Por esta data três irmãos haviam saído de casa, na direcção do Norte. Ficara a mais velha, eu e mais duas e a vida continuava até que foi necessário encher o tanque com água para a minha irmã lavar a roupa. É necessário ir ao estábulo que fica um pouco distante, trazer a égua com a coleira enfiada no pescoço e engatá-la ao engenho. Não havia ninguém nessa hora capaz de executar este serviço.     Fui eu fazê-lo. Fui ao local onde o estábulo se situava. O carroceiro que tratava os outros animais desprendeu a égua da manjedoura, enfiou-lhe a coleira no pescoço e, para a dominar, pôs-lhe a cabeçada com freio. Preparava-me para a levar pela mão quando ele, com o devido cuidado, pega em mim e coloca-me no dorso, entrega-me as rédeas, prepara melhor o freio e…aí vou eu com o animal a passo até ao engenho. Ordem cumprida e primeira lição, sem mestre, da arte de bem cavalgar…sem sela. Desse dia em diante não precisei mais de ajuda. Passei a cavalgar com albardão e estribos a galopar por matos e caminhos, a fazer recados de meus pais a Tomar, às feiras de gado em Santa Cita e no Entroncamento.


Também fui uma vez a Ferreira do Zêzere. Foi a maior distância que eu percorri em um só dia, no total de cerca de 50km ida e vinda. Iniciei a viagem de manhã cedo e cheguei horas depois. Para quê esta ida a Ferreira do Zêzere? O governo nesse ano publicou um edital a intimar os possuidores de animais cavalares e muares, que deviam apresentar-se com eles, marcando a data e período do dia, na vila de Ferreira do Zêzere. A meu pai era impossível ir. Não tinha meio de transporte para se deslocar; o animal era impróprio para ser atrelado a qualquer veículo. Solução: “amanhã, domingo, levas a égua a Ferreira do Zêzere, à inspecção. Está lá o tio Manel Augusto! Passas a Tomar! Depois de Tomar passas ao Pintado” estava a indicar-me o caminho, “depois do Pintado tens uma estrada à direita que diz: Ferreira do Zêzere. Segues por aí.”. 
Ordem dada sem mais qualquer recomendação. 






Nesse domingo de Outubro ou Novembro de 1941, levantei-me mais cedo que o habitual, vesti o fato domingueiro, casaco e calças compridas provenientes de algum fato de adulto já usado, aparelho a égua com o albardão e a cabeçada e aí vou eu a galope ou a passo acelerado a caminho de Ferreira do Zêzere, seguindo as simples indicações de meu pai. 
Terei chegado pela uma hora da tarde. Encontrei, no recinto da concentração, o carroceiro do meu tio com a carroça e as bestas que ele havia conduzido. Algum tempo depois aparece meu tio, que meu pai me recomendara, a ordenar o regresso a casa. Os nossos animais não foram mobilizados! No regresso, a caminhada foi vagarosa, a passo lento.


O meu convívio com este animal durante cerca de quatro anos fez nascer em mim uma atracção natural por esta espécie, e que ainda perdura. Acontecia algumas vezes, presenciar a passagem de grupos de cavalaria do exército em digressão pelos caminhos dos pinhais circunvizinhos da povoação. Para mim eram os melhores cavalos do mundo!... (IMT)


                                                       

5 de novembro de 2016

V Duas Semanas a Banhos no Agroal (continuação)


continuação....

Estamos no tempo das uvas, dos figos, dos melões, das melancias. A ribeira já não corre há muito tempo. As cigarras já deixaram de cantar. Hoje deve ser domingo. As pessoas não trabalham e vestem roupas melhores: sapatos de cor, calças e casacos de fazenda, gravata e chapéu de feltro e barba feita. Os mais velhos, roupa da semana, lavada, botas cardadas, boina, boné, barrete preto e barba feita.
Vamos ao Agroal! Nunca lá fui. Tenho ouvido dele aos mais velhos. Alguns dizem Abroal. Surge o meu tio e a minha tia, irmã de meu pai, num automóvel com capota de pano que eu conheço há muito tempo. É da fábrica que destila álcool. As minhas irmãs e eu entramos e ocupamos o banco de trás e um pouco tempo depois iniciamos a viagem. Seguimos pela estrada do Paço. No sítio das Sobreiras viramos à direita pela dos Galegos até ao topo de Santa Margarida, onde existe uma capelinha muito antiga, onde algumas vezes venho aprender doutrina acompanhado das minhas duas irmãs mais novas. A estrada é muito pedregosa e estreita. Depois de Santa Margarida passamos por Casal do Pote, Fonte da Longra e Val do Calvo. O automóvel levanta muito pó, que fica para trás e se espalha pelos pinhais. O caminho depois do Val do Calvo é saibroso, levanta menos pó. Nos pinhais circundantes vêem-se paveias de mato seco que será utilizado para fazer a cama do gado. Vou a ver o meu tio a conduzir. Ele faz um sinal com o braço esquerdo. Aproximamo-nos de uma estrada alcatroada. Há uma pequena paragem e viramos à direita. A pouca distância vejo um letreiro no início de uma estrada, no lado esquerdo, que indica uma direcção. Vamos por aí. O piso é em macadame e o automóvel levanta pouco pó. Continuo a ver pinheiros e alguns eucaliptos. Há umas pequenas subidas e descidas e chegamos ao cimo de uma encosta. No sopé vejo um pequeno areal do leito de uma ribeira por onde corre alguma água e, numa das margens, um grande charco de água onde algumas pessoas se banham. Tenho um ligeiro sobressalto, sem saber porquê. Talvez por antever os banhos forçados…
O automóvel inicia a descida aproximando-se do fundo do vale. Há uma curva apertada para o lado esquerdo; mais uns metros e a estrada termina na frente de um enorme penedo redondo, escavado na base onde estacionam umas carroças com os respectivos muares presos a apascentarem-se. O charco que eu avistei do cimo da colina está na outra margem da ribeira. Vejo uma tosca ponte de madeira assente em estacas que principia na margem direita onde estou e vai terminar no charco.
Estamos no Agroal (talvez de agrial ou agriogal), nascentes fortíssimas de água doce do rio Nabão. Para montante é a ribeira de Alvaiázere ou da Sabacheira. Na Mendacha, a jusante, juntam-se outras grandes nascentes.








O automóvel, depois de nos deixar, voltou ao ponto de partida para realizar nova viagem com mais elementos da família, de tias, primas e primos. Nós, os da primeira leva, fomos instalar-nos no “chalet” construído em madeira com dois pisos: rés-do-chão e o primeiro andar. Ocupamos todo o primeiro que é dividido em pequenos quartos.
O primeiro grupo que chegou, o meu, é constituído por seis pessoas: a minha tia, irmã de meu pai e promotora da estadia, as minhas cinco irmãs e eu. O segundo grupo que vai chegar na segunda viagem é de oito pessoas: duas irmãs cunhadas da minha tia, o meu irmão e quatro primos. As duas cunhadas da minha tia são a nós, uma tia e a outra prima.
Todo o grupo é distribuído pelos quartos consoante as convivências de cada um. Dormimos sobre colchões no sobrado.

                                                                *
 É chegada a hora de cumprir a receita aquosa da minha tia, a promotora. A minha irmã mais velha veste-me o fato de banho de confecção doméstica e aí vou eu contrariado e renitente a caminho do charco, pela mão da minha irmã. Atravessamos a ponte de madeira que avistara do cimo da colina e vejo a minha tia, a promotora, toda vestida de preto com a água pela cintura, em mergulhos rápidos e sucessivos, a quem a minha irmã me entrega. Entro em aflição e apelo à Senhora dos Aflitos que desça do céu à Terra e venha em meu socorro. Mergulha-me e torna a mergulhar-me. Abro os olhos debaixo de água e penso que é o fim de tudo. Seguem-se mais uns mergulhos forçados nos braços de um banheiro ocasional. Não estou a gostar deste veraneio com mergulhos forçados no charco. Quando me dão banho semanal lá em casa é num alguidar grande de folha zincada.
Regresso choroso ao chalet. É chegado o grupo da segunda viagem com as tias e os primos. 

                             
                                                                 *


Desenho de Maria Keil
Os dias vão passando sem mergulhos forçados e banhos voluntários. 
Acompanho, com o meu irmão, os primos mais velhos quando vão pescar com um cesto nas margens com águas muito baixas do rio.
Assim como lá em casa, a iluminação é com candeeiros a petróleo. Deitamos-nos e levantamos-nos cedo. Gosto do ar da manhã daqui do vale. É fresquinho, luzente e cheira a mato orvalhado. 



Desenho de Maria Keil






Gosto do aroma do café que as minhas irmãs e demais adultos preparam em fogareiros a petróleo. Leite não há porque não há cabras nem vacas. Bebemo-lo com sopas de pão.
Já estamos aqui há alguns dias. Não sei quantos. Vem aqui pouca gente e quando vêm, banham-se no charco e vão embora (a). O chalet onde estamos é único. Junto às nascentes estão umas construções. Uma delas tem uma taberna, a outra exibe na parede pegada ao charco o letreiro “Banhos Quentes”.
Ouvi dizer a uma das minhas irmãs que ontem à noite, na barraca de madeira que fica ali um pouco mais abaixo, houve cinema. Foi exibido o filme mudo “A Matança dos Inocentes”. Houve quem chorasse quando os soldados do Herodes cortavam os pescoços dos meninos.

                                                                      *

Hoje é domingo. Está aqui no rés-do-chão do chalet um sargento com a família. Deve ter vindo de Tomar num veículo puxado por duas muares e conduzido por dois soldados que estão sentados num muro em frente da casa e sobranceiro ao rio. O sargento sai do interior da habitação com um prato de batatas cozidas, mais que cheio, já temperadas com azeite e talvez vinagre, duas postas de bacalhau, uma de cada lado e coloca-o entre eles. Cada um, com um garfo, serve-se.
Não sei que horas são. Não há relógio e se o houvesse, não traria qualquer informação. Não sei ler as horas e muito menos os dias. Estou em casa, no chalet, na parte da tarde do dia e vejo a prima Marquinhas, prima da minha mãe, sentada numa cadeira ao fim do corredor e o sobrinho, mais velho que eu um ano e meio, de joelhos diante dela.




a prima Marquinhas, ... sentada numa cadeira ao fim do corredor 

“Peça perdão à sua tia!” diz a prima Marquinhas. O sobrinho agita-se para um lado e para o outro mas não obedece. A prima Marquinhas insiste:

“Peça perdão à sua tia!”. Não sei se pediu.

              











....o irmão [em pé à esquerda] é bem-
comportado e vai para o seminário
 de Santarém...
Já sei o que aconteceu. Ontem, ao fim da tarde, o grupo todo foi passear pelos arredores. Subimos até à meia encosta do monte sobranceiro às nascentes. Seguimos em fila pelo carreiro com as tias e os mais velhos na frente.
Atrás, na cauda, vou eu. 
À minha frente vão os dois meus primos. O mais velho põe uma pedra achatada na vertical e continua a caminhar; o irmão mais novo diz-me: “empurra!”…e eu empurrei. A pedra rolou pela encosta, atravessou uma horta, partiu não sei quantas couves e só parou dentro do poço. A dona da horta veio aqui ao chalet queixar-se do prejuízo. Não lhe foi difícil encontrar os vândalos. Somos os únicos veraneantes hospedados.
Em minha opinião, a prima Marquinhas não inquiriu, convenientemente, o acontecimento, porque houve um autor, um instigador e um executor, e só o instigador é que está a ser julgado. 
É um cadastrado... o irmão é bem-comportado e vai para o seminário de Santarém e eu sou o inimputável. Tenho seis anos…


                                                                           




                                                                                       *

Não sei que dia da semana é hoje. Domingo não é. Também não sei há quantos dias estou aqui, mas vamos regressar a casa. Além na estrada, junto ao penedo, espera-nos o meu irmão junto de uma charrete puxada por uma mula. Vamos partir. Do grupo só nós aqui estamos. As minhas irmãs colocam a pouca bagagem dentro da charrete. No início da encosta a estrada é muito íngreme e exige muito esforço ao animal. Vamos todos a pé até ao cume. O regresso faz-se pelo mesmo caminho da ida mas demora mais tempo. Chegámos. O Sol pôs-se há pouco tempo. Minha mãe está no cais da Empresa a escolher figos secos de uns tabuleiros onde estiveram a secar, para arrecadar e, no Inverno, comermos com amêndoas ou nozes. Não houve qualquer manifestação de regozijo. Meu irmão desatrelou o animal da charrete e levou-o para o estábulo. Nós, subimos as escadas, entrámos em casa. À noite comemos a sopa e fomos dormir… amanhã será outro dia sem banhos no charco, sem ares aromáticos da manhã no vale do Nabão.

Este menino, agora com 81 anos, que regista estas lembranças em jeito de missiva, voltou às mesmas águas no automóvel com capota de pano, com a tia que dava mergulhos e o mergulhava no charco. (IMT)


(a)
  


Agroal hoje
                                     

3 de novembro de 2016

V Duas Semanas a Banhos no Agroal




V- DUAS SEMANAS A BANHOS NO AGROAL

1937! Ano da graça de Nosso Senhor Jesus Cristo. Tenho seis anos. Sou o sexto numa escala de sete filhos. Vivo no sítio de Porto da Lage muito perto do açude da ribeira da Beselga, numa casa muito grande que faz parte de um conjunto de edificações empresariais implantadas, contíguas à estação de Paialvo da linha de caminho-de-ferro do Norte. A área que ocupa é grande. É cercada por um muro alto com um portão e paredes de armazéns do lado da estrada que vai a Beselga; parede de armazém e casa de habitação orientada para nascente do lado do olival e um muro encimado por uma grade de ferro, do lado Norte, de frente à linha do caminho-de-ferro.
As edificações são ocupadas por uma saboaria desactivada, um armazém contíguo com caldeiras para a destilação de figos secos e extracção de água-ardente, dornas de madeira para fermentação e tulha de figos secos para destilar. Na ala oposta, outro armazém em todo o comprimento do terreno. Cerca de metade é dividido em dois pisos. O superior destina-se a habitação, o rés-do-chão a escritório e a depósitos de cimento armado para armazenamento de água-ardente ou vinhos.
Por esta parte deste armazém sob a habitação, entra a linha de caminho-de-ferro vinda do cais de mercadorias da estação. Entra por um grande portão, atravessa o edifício, sai de outro lado por outro portão e vai encostar a um cais contíguo, de lado.
Com o começo no muro da frente da estrada, parte em paralelo a esta edificação um alpendre que se estende até ao início de pavimento da habitação. No seu começo foi construído um estábulo de pedra e cal, com capacidade para recolher os animais que eram usados nos veículos de transportes de pessoas e materiais diversos.
No seguimento de estábulo e só como alpendre meio aberto recolhiam-se as carroças, as galeras, a charrete e um cabriolé de dois lugares, “tílburi”, com rodas de rasto de borracha. Ainda no seguimento do alpendre e em paredes-meias com o edifício da habitação, existe uma pequena casa de um piso elevado que teve como objectivo a acomodação do vigilante.


No exterior destas edificações existe um edifício bem construído, de pedra e cal, na margem direita da ribeira, contíguo ao açude cuja utilidade é desconhecida e que, certamente, fez parte do mesmo conjunto empresarial. A casa em que vivo tem cinco quartos, uma cozinha com uma grande chaminé, uma sala para refeições, um quarto de banho com sanita em grés, um corredor comprido para acesso a todas as divisões e um salão onde tenho um baloiço de corda atada a uma trave do telhado. 
                                         

                                           *


Passo os dias sem saber como. Corro atrás de um arco feito de uma pega de ferro de um balde da sucata adaptado por um ferreiro a pedido do meu irmão; cavalgo uma cana cortada da ribeira onde há muitas; vejo homens no pátio a rachar lenha e a empilhá-la para secar; vejo mais homens a conduzir carroças, a alimentar o gado, a retirar o estrume dos estábulos, a destilar figos nas caldeiras aquecidas com lenha. 

Conheço-os todos pelos nomes ou alcunhas. Em alguns tenho alguma confiança e até me ensinam a posicionar armadilhas para apanhar passarinhos. 

Também apanho ratos. Encontrei em casa uma armadilha para os caçar. Há muitos por aqui e alguns muito grandes, tão grandes que enfrentam os gatos. Vi um a arrastar um pinto para o interior do buraco. A galinha mãe tentou defendê-lo mas não conseguiu. Preparo a armadilha com um pedacinho de toucinho chamuscado para os atrair com o cheiro. Espeto-o no gatilho que está dentro e deixo a porta aberta, premida por uma mola, presa ao gatilho. Quando o rato entra para comer o isco a porta fecha-se. Assim preparada, é colocada junto dos buracos, na arrecadação das farinhas, dos cereais, dos fenos, etc. Quando os apanho cometo uma barbaridade inocente: mergulho-os na ribeira dentro da gaiola.

*
De quando em quando faço recados a mando das minhas duas irmãs mais velhas. Vou à loja que fica em frente da estação do caminho-de-ferro; vou pelo carreiro da levada. Outras vezes vou ao padeiro, pela estrada porque é mais perto. Vou e volto sempre a correr. Quando os recados são complexos, as minhas irmãs dizem-me: vai a canta-los! Quando algum falha…volta pelo mesmo caminho!
As pessoas mais velhas, os adultos, por comodidade ou para se ocuparem, unicamente, de afazeres de elevada importância, valem-se dos mais novos para os menores. Eu, na família, sou o mandarete e gosto de o ser.



Fiz agora um recado que me valeu uma moeda de dois tostões, vinte centavos. Estava ali na borda da ribeira a tentar pescar um peixinho quando um homem me chamou da estrada que passa aqui perto. Larguei a cana e fui ter com ele que me disse: vais ao correio, que é na loja em frente da estação do caminho-de-ferro, e perguntas se há correio para mim, e disse-me o nome. Parti a correr pelo carreiro da levada, não me esqueci do nome, e entrei na loja. Não havia carta. Voltei pelo mesmo caminho, sempre a correr, e disse ao homem de preto que tinha ficado ali à minha espera. Tirou do porta-moedas uma moeda de 2 tostões e deu-ma. Fui guardá-la a casa e voltei à margem da ribeira onde havia deixado a cana e continuei a tentar pescar um peixinho.


O homem vestido de preto deve ser seminarista ou padre. Sei que os rapazes que frequentam o seminário usam roupas pretas. Alguns são da Beselga, das Moreiras ou da Assentis. Vejo-os passar pela estrada quando se dirigem ao comboio.

                                                                 *

Na ribeira, antes do açude, há muitos peixinhos que eu tento pescar. O meu irmão que frequenta uma escola comercial em Tomar comprou um anzol em alguma loja da cidade e eu, com uma linha branca de coser roupa que retirei do açafate de costura atada a uma ponta de uma cana seca que retirei de um molho delas que estão reservadas para armar nos canteiros dos feijões e algumas minhocas que desenterrei com uma enxada na terra húmida de uma estrumeira, tento pesca-los mas é difícil: mordiscam o isco sem abocar o anzol.



                                     *

Não sei o que significam os meses do ano. Só sei que há o tempo das cerejas, das favas, das ervilhas, das ceifas do trigo, das debulhas nas eiras, das uvas 


e vindimas, da feira de Santa Iria em Tomar onde fui uma vez com os meus pais numa carroça, o dia de todos os santos em que se cozem no forno bolinhos doces com erva doce e canela e se anda de porta em porta a dizer: bolinho, bolinho em louvor do seu santinho. 


Da azeitona e do Natal quando o menino Jesus entra aqui em casa pela chaminé e vem deixar nos sapatos que lá deixamos uma simples peça de roupa ou um tosco brinquedo. Neste tempo as minhas duas irmãs mais velhas fazem uns doces de abóbora com farinha e outros de massa de pão distendida. Depois de fritos à lareira são polvilhados com algum açúcar e canela. Estas “iguarias” preparadas na noite que antecede o dia de Natal. Na manhã seguinte e dia santificado vamos todos à missa menos o meu pai, que por norma, nunca vai a alguma. É oficiada na igreja de S. Silvestre, às nove horas, que fica perto se formos por atalhos.
Quando a missa termina, o padre dá o menino a beijar no pezinho. As pessoas vão em fila, um por um, dão o beijinho no pé do menino que o sacerdote limpa com um paninho impregnado de álcool e depositam uma moeda, nem todos, numa bandeja pousada numa mesa. Dizem as pessoas mais velhas para iludir os inocentes infantis que o dinheiro oferecido se destina à compra das prendas que o menino fará para vir depositar no sapatinho, no próximo Natal.
Não compreendo que haja todos os anos um menino Jesus. Os meninos só nascem uma vez. Perguntei à minha mãe mas não me respondeu. (IMT)

continua....

Desenhos de Maria Keil e Júlio Pomar em papel e azulejo.

27 de outubro de 2016

IV Muros de Protecção

IV - Muros de Protecção

Seguindo-se o curso da ribeira para montante do açude, encontra-se na margem esquerda uma barreira de terra ou mota coberta de canas, silvas e arbustos. Continuando-se o percurso encontra-se um muro de pedra e cal com alguns metros de comprimento.

Observando-se esses elementos, deduz-se que a construção do açude obstruiu a passagem da água, desviando-a em parte do leito do rio e invadindo a várzea, sendo por isso necessário construir as motas e os muros.

 
.....outro muro de protecção à mesma várzea
que se inicia no açude pela margem
esquerda
Há outro muro de protecção à mesma várzea que se inicia no açude pela margem esquerda, prolonga-se até à foz do ribeiro da Longra, sobe pela margem direita deste ao longo de cerca de cem metros; 








....à foz do ribeiro da Longra, sobe pela
 margem direita deste ao longo de cerca
de cem metros





















na zona do olival existe outro muro que principia na estrada do olival próximo da ponte de cimento, flecte para a esquerda e acompanha o leito da ribeira por uma centena de metros. 

.... zona do olival existe outro muro...
....é o que ladeia, hoje Estrada Real – pela margem
esquerda do ribeiro da Longra
 ....
























Um outro muro que deve ser referenciado é o que ladeia, hoje Estrada Real – pela margem esquerda do ribeiro da Longra e principia perto da ponte de cimento.

Estes muros na margem esquerda da ribeira têm como objectivo a defesa da várzea e do olival durante as enxurradas muito violentas e frequentes nos invernos. 
O muro da margem direita que tem início a curta distância do açude e que ladeia a estrada que vai a Beselga – da qual se afasta alguns metros mas que continua por umas centenas de metros – foi construído para amparo de terras de cultivo.



....e que ladeia a estrada que vai a Beselga ...(1)
Quem mandou construir estes muros? Não foram os proprietários das terras destes últimos 150 anos. São do âmbito público mas não consta que tenha sido algum órgão governamental. Resta a Ordem de Cristo com as suas Comendas.
Ao sítio de Porto da Lage dirigiam-se as estradas de Torres Novas, Tomar, Paialvo, Ourém, as quais seguiam para Santarém, Leiria, Coimbra e demais cidades e vilas. Devido à sua situação geográfica e aos seus recursos naturais, terá sido um local de abrigo com algum albergue onde os almocreves se acolhiam, com os animais carregados de mercadorias que mercavam. O nome do sítio assim o alvitra: Porto= abrigo, Lage? De lajes? O leito da ribeira depois do açude e o ribeiro da Longra têm os fundos em lajes. (IMT)

(1) Imagem (aguarela?) encontrada no facebook há dois/três anos sem nome de autor. Se souberem quem é, por favor, digam-me para o poder identificar aqui.(MFM)

26 de outubro de 2016

III Lagares de Azeite

III – Lagares de Azeite
  
Na primeira casa de habitação que se encontra à margem da estrada, do lado direito para quem se dirige para o Paço da Comenda, partindo da ponte de cimento que atravessa a ribeira da Beselga, esteve instalado um lagar de azeite totalmente manual que, no final da década de 30 do último século, foi mecanizado. 
O primitivo funcionava como os dos tempos remotos: uma vaza redonda onde três galgas de pedra rodavam pisando os bagos de azeitona, puxadas por uma animal; uma prensa de vara em madeira e umas tantas fontes de barro com formato próprio para receber a almofeira e decantar o azeite. Na povoação de paço da Comenda funcionou um outro lagar com as mesmas características.





O terreno onde este antigo lagar está instalado pertencia a uma quinta que fora adquirida por um chefe de governo, em hasta pública, quando das nacionalizações dos bens das ordens militares, dos conventos e das igrejas em 1836. No último quartel do século XIX esta quinta é propriedade dum agricultor da freguesia de Assentis, Manuel de Sousa Rosa, e que, após a sua morte, é repartida pelos seis filhos. A um deles cabe o quinhão em que está implantado este lagar. Esta herdeira por sua vez, divide o quinhão recebido por seis dos sete filhos. O que herda o lagar altera-o, anos mais tarde, para mecânico como vem a desaparecer.
A prensa primitiva obedecia ao princípio das alavancas: fulcro, potência e resistência. Neste modelo a alavanca é inter-resistente.

Para aumentar a potência da prensa, era aplicado um sarilho de madeira com uma tranca atravessada a meio, accionada por dois ou mais lagareiros. Houve outras que usaram o parafuso de madeira e a mesma tranca.
                                            

Nesta área da ribeira da Beselga e da Comenda ainda existem olivais que forma plantados há já alguns séculos – para extracção do azeite eram necessários os lagares.

As Comendas foram atribuídas pela Ordem de Cristo; às Comendas foram atribuídas terras e nelas plantadas as oliveiras para frutificarem e proporcionarem rendas valiosas em azeite – como as azenhas ou moinhos em farinha e o pastoreio em gado. (IMT)

Nota: as imagens a preto e branco com as respectivas legendas foram retiradas do livro A Oliveira e o Azeite na Região de Tomar,  Usos e Costumes, de Manuel Guimarães, edição da Junta Nacional do Azeite, 1979 (MFM)


Adenda:

Para ilustrar o "Lagar do Ilídio",  HCM enviou o seguinte:


«Para ilustrar o Lagar do Ilídio, envio um esquema que retirei na net (alterei uma designação: onde estava Fuso, escrevi Parafuso)


      



Creio ser claro que as tarefas em forma de cabaça serviam para decantar - “como a verdade, o azeite vem sempre ao de cima”; o bojo menor ficava para baixo e tinha um furo por onde saía a borra quando se tirava o pau (espicho) que o rolhava.
A cintura estreita da “cabaça” servia para evitar que a concha com que se tirava o azeite da tarefa trouxesse também borra.

Assim se iam das leis da física utilizando.»  H.C.M.

24 de outubro de 2016

II As Azenhas

II- As Azenhas


A ribeira da Beselga no seu ancestral percurso, deparou-se com um obstáculo de rochedos calcários num local, mais tarde denominado sítio de Porto da Lage, que transpôs e vem a formar uma bela cascata de águas claras quando são passadas as violentas enxurradas periódicas no Inverno.


.....e vem a formar uma bela cascata de águas claras... 


Em data desconhecida, a Ordem de Cristo fez construir sobre a barreira de rochedos um muro de lajes, ligadas entre si por grampos de ferro firmados por chumbo, em toda a largura da ribeira, criando assim um açude com duas comportas para eventuais descargas.
Esta obra teve como finalidade o aproveitamento da energia hidráulica para movimentar as mós duma azenha a cerca de quinhentos metros a jusante. Para conduzir as águas até ela, valeram-lhe o declive do terreno, canalizaram-nas através duma levada emparedada por muros de pedra, cal e motas.
À saída do açude houve que construir um túnel, também de pedra e cal, sob a estrada que margina a ribeira e conduz às vizinhas povoações de Beselga e Assentis. Sob mesma estrada e a curta distância, há outro mais pequeno para esvaziamento completo da levada, quando necessário. 


Já perto da azenha atravessa de novo a mesma estrada sob
lajes de pedra.
Já perto da azenha atravessa de novo a mesma estrada sob lajes de pedra. A água depois de movimentar as mós da azenha, volta ao leito da ribeira, retomando a sua marcha interrompida a caminho do mar na companhia do Nabão, seu mais próximo vizinho, do Zêzere e do Tejo.






Esta obra não pode deixar de ser atribuída senão à Ordem. Era dona e senhora de todos os curso de água e…dos ventos.
....as azenhas e os lagares do rio Nabão, em Tomar...

O último operador desta azenha até à década de 50 do último século, era filho de um indivíduo natural da povoação de Cem Soldos que no início do século XX adquiriu as azenhas e os lagares do rio Nabão, em Tomar, as quais haviam sido vendidas em hasta pública depois de terem sido confiscadas à Ordem em 1836, pelo poder político de então.








Subindo-se o curso do ribeiro da Longra, também conhecido pelo ribeiro da Quinta, desde a foz, encontra-se a pouca distância uma pequena represa construída de pedra e cal com uma pequena comporta de ferro, edificada no topo duma pequena queda do leito do ribeiro. 


Subindo-se o curso do ribeiro da Longra...desde a foz ...



Desta represa parte uma estreita vala, pela encosta duma elevação, que conduz a água que vai fazer rodar as mós duma moenga.
Observando-se os pormenores da sua construção, é de admitir sem dúvida, ter sido edificada há muitos anos e por quem tinha bons conhecimentos destas fontes energéticas; os frades da Ordem tinham-nos.
Continuando a subir e seguindo o curso do mesmo ribeiro, já muito próximo duma das suas nascentes, existe outro ressalto encimado com uma laje de pedra. Neste local funcionou há muito tempo uma pequena azenha que veio emprestar o nome à propriedade em que está inserida, bem como à mina e à fonte que lhe fornecia água.



A água que movia o moinhoto, brotava duma fenda num maciço rochoso no sopé dum pequeno monte e que era retida num grande reservatório, de grossas paredes de pedra e cal, fundo lajeado, durante a noite e parte do dia. Depois era encaminhada por uma vala até à azenha.
A Ordem, na procura de maior caudal, minou a rocha maciça numa extensão de cerca de dez metros em forma de túnel com dimensão para uma pessoa adulta de estatura normal, poder entrar de pé, de braços estendidos lateralmente e percorrê-la até ao fim.



A obra é digna de ser apreciada, não só pela sua utilidade como também pelo seu enquadramento paisagístico. Facejaram uma área do rochedo, delinearam a entrada e seguiram-na até ao fim, com uma ligeira curva, à força de picão e marreta.
Na minagem da fonte longos anos terão sido necessários para a realizar. Qual a data da sua execução? Era tradição popular dizer-se que é do tempo dos mouros, quando se desconhecia a idade dum monumento.
A completar a excelente obra que é a mina e o grande tanque, está outro mais pequeno, distante do maior cerca de trezentos metros, com as mesmas características de construção e que se destinava à rega dos terrenos vizinhos. A água para o abastecer era encaminhada por uma regadeira desde o tanque grande.

Há ainda que referenciar no âmbito das azenhas e nas mesmas terras, duas construções com alguma importância: uma casa de pedra e cal sem qualquer revestimento nas paredes, de cércea baixa, que terá sido utilizada para redil de ovelhas e outros animais. O último proprietário destruiu-o e vendeu a pedra: defronte desta casa havia duas ou três cerejeiras de grande porte que tiveram o mesmo destino. A outra construção é um muro de pedra solta em forma de L no terreno defronte do grande tanque; um dos lados encaminhava a água da fonte para o moinhoto, o outro impede o arrastamento das terras pelas águas das chuvas que no inverno descem das vertentes circundantes.(IMT)